Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagalhães, Emerson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8296837605512130eng
dc.contributor.advisor1Assumpção, Albertina Vicentini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7943867277249847eng
dc.contributor.referee1Marinho, Thais Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9094700593263241eng
dc.contributor.referee2Benevides, Rubens de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1571578416333468eng
dc.date.accessioned2017-06-01T14:03:52Z-
dc.date.issued2017-03-10-
dc.identifier.citationMagalhães, Emerson. CONSTRUÇÃO DA CENA CULTURAL E MUSICAL DO ROCK ALTERNATIVO GOIANO. 2017. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3699-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo a análise da construção da cena cultural e musical do rock alternativo goiano. A partir da noção de campo, abstraída da obra de Pierre Bourdieu (2012), apresenta-se o rock desde suas raízes e o seu o seu surgimento nos Estados Unidos assim como seus principais agentes e músicos. Apresenta-se também o rock brasileiro dos anos 80, influenciado pelas grandes gravadoras (majors), seguido da contraposição do movimento punk, paralelamente ao movimento operário de São Paulo, como um movimento de periferia e de grupos esquecidos pela grande mídia musical. Através do lema do it yourself (faça você mesmo) os punks se contrapuseram a essa ideia de domínio das grandes gravadoras, provocando um conflito entre os dominantes, representado pelas majors, e os dominados, representados pelo movimento underground punk. Esse movimento reverbera em Goiás e a juventude goiana promove, através de festivais e fanzines, um rock local esquecido do chamado Eixo Rio-São Paulo e contra a tentativa de se criar uma identidade musical sertaneja para os goianos. Nesse processo, cria uma cena musical e cultural com identidade própria. O trabalho ouviu empresários, participantes de bandas em entrevistas e teve como aportes teóricos Napolitano (2005), Benevides (2010), (2013), Bourdieu (1996), (2007), (2012), Alexandre (2002), Dapieve (1996), O‟Hara (2005), Friedlander (2002), Dias(2000), Brandini (2004), Kossa (2005).eng
dc.description.abstractThe present work has the objective of analyzing the construction of the cultural and musical scene of alternative rock from Goiás. From the notion of field, abstracted from the work of Pierre Bourdieu (2012), presents the rock from its roots and its emergence in the United States as well as its main agents and musicians. There is also the Brazilian rock of the 80's, influenced by the majors, followed by the opposition of the punk movement, in parallel with the São Paulo working-class movement, as a periphery movement and groups forgotten by the great musical media. Through the motto of it yourself, punks countered this idea of dominance by major record companies, provoking a conflict between the dominant, represented by the majors, and the dominated, represented by the underground punk movement. This movement reverberates in Goiás and the youth of Goiás promote, through festivals and fanzines, a local rock forgotten of the call Axis Rio-São Paulo and against the attempt to create a sertaneja musical identity for the goianos. In this process, it creates a musical and cultural scene with its own identity. The work heard entrepreneurs, participants of bands in interviews and had as theoretical contributions of Napolitano (2005), Benevides (2010), (2013), Bourdieu (1996), (2007), (2012), Alexandre (2002), Dapieve (1996), O‟Hara (2005), Friedlander (2002), Dias(2000), Brandini (2004), Kossa (2005).eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-06-01T14:03:52Z No. of bitstreams: 1 EMERSON MAGALHÃES.pdf: 4503685 bytes, checksum: f660dc448e46fbaa62e032dbcea91699 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-01T14:03:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EMERSON MAGALHÃES.pdf: 4503685 bytes, checksum: f660dc448e46fbaa62e032dbcea91699 (MD5) Previous issue date: 2017-03-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/11197/EMERSON%20MAGALH%c3%83ES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Históriaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Históriaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectraízes do rock, o rock dos Anos 80, punk, rock alternativo goiano.por
dc.subjectrock roots, 80's rock, punk, alternative rock Goiano.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIAeng
dc.titleCONSTRUÇÃO DA CENA CULTURAL E MUSICAL DO ROCK ALTERNATIVO GOIANOeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMERSON MAGALHÃES.pdfTexto Completo4,4 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.