Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3728
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | ANÁLISE DO CONTEÚDO DE GENÉTICA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM |
Autor: | Souza, Renato Alves de |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Flávia Melo |
Primeiro membro da banca: | Cruz, Aparecido Divino da |
Segundo membro da banca: | Ayres, Flávio Monteiro |
Resumo: | O presente trabalho analisa as questões de Genética disponíveis na prova amarela de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos de 1998 a 2015 e depois compara o conteúdo cobrado de Genética nos livros didáticos. As questões foram classificadas de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e as áreas da Genética estabelecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Para a seleção dos livros foi feita uma pesquisa dos dois autores mais adotados pelas escolas estaduais de Goiânia-Go. Em relação às escolas privadas escolheu-se por duas escolas que tiveram um melhor desempenho no ENEM de 2015. Em relação aos dois livros apostilados, foram selecionadas as escolas que se dispuseram a fornecer o material. Os dados das questões do ENEM e dos livros foram tabulados e organizados em planilhas. Foi utilizada estatística descritiva utilizando os testes U de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis, correlação de Spearman e do qui-quadrado para apresentar os resultados. Durante os 18 anos de ENEM foram identificadas 40 questões envolvendo o conteúdo genética. Percebe-se um aumento na frequência desse conteúdo a partir do ano de 2007. As questões sobre Genética Molecular e Biotecnologia/Engenharia Genética foram as mais frequentes no exame. Ao relacionar os conteúdos cobrados no ENEM com os livros/apostilas selecionados, os resultados apontam que os livros didáticos precisam ser reformulados com frequência por serem instrumentos fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Com esse estudo foi possível conhecer melhor quais áreas da Genética são mais requisitadas nesse exame e sobretudo perceber a importância do ensino da Genética de qualidade para o ENEM, por ser de extrema importância para os alunos do Ensino Médio. |
Abstract: | This present work analyzes the genetic questions available in the yellow test of nature sciences and its technologies of the National High School Examination (ENEM) from the years 1998 to 2015 and after compares the genetics content collected in the textbooks. The questions were classified according to the National Curricular Parameters for the Secondary Education and the genetic areas that were established by the National Council of Scientific and Technological Development - CNPq. For the selection of the books, a survey was made of the two most adopted authors by the state schools of Goiânia - Go. Regarding the private schools, the two schools that performed best in the ENEM of 2015 were chosen. In relation about the two apostilled books, were selected some schools that they arranged to provide this material. The data of the ENEM and the books were tabulated and organized into spreadsheets. Descriptive statistics were used using the Mann-Whitney U, Kruskal-wallis, Spearman and chi-square correlations to present the results. During the 18 years ENEM, 40 questions were identified involving the genetic content. It was noticed an increase in the frequency of this content from the year 2007. The questions on molecular genetics and biotechnology / genetic engineering were the most frequent in the exam. By linking the contents collected in the ENEM with the selected books / handouts, the results point out that textbooks need to be reformulated frequently as they are fundamental instruments in the teaching-learning process. With this study it was possible to know better which areas of genetics are most required in this examination and above all to realize the importance of the teaching of genetics of quality for the ENEM, since it is of extreme importance for the students of the Middle School. |
Palavras-chave: | Avaliação, Biologia, Livro didático Evaluation, Biology, Teaching book. |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Ciências Agrárias e Biológicas::Curso de Biologia Bacharelado |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Genética |
Citação: | Souza, Renato Alves de. ANÁLISE DO CONTEÚDO DE GENÉTICA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM. 2017. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Genética) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3728 |
Data de defesa: | 15-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Genética |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RENATO ALVES DE SOUZA.pdf | Texto Completo | 1,47 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.