Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFaria, Denilda Caetano de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3644032119447734eng
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406eng
dc.contributor.referee1Baldino, José Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2750664629773893eng
dc.contributor.referee2Vaz, Duelci Aparecido de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814eng
dc.contributor.referee3Barros, Aparecida Maria Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1742823730701223eng
dc.contributor.referee4Pinho, Maria José de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7113857811427432eng
dc.date.accessioned2017-08-21T14:10:06Z-
dc.date.issued2017-08-03-
dc.identifier.citationFaria, Denilda Caetano de. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DOCÊNCIA NA EAD EM ARRAIAS E GURUPI DA UFT/UAB, 2006-2016. 2017. 157 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3741-
dc.description.resumoA pesquisa traz narrativas e reflexões sobre os desafios e as possibilidades de ensinar e aprender, considerando a atuação de professores em cursos de licenciaturas a distância da UFT, no âmbito da UAB, em Arraias e Gurupi, no Estado do Tocantins, entre 2006 e 2016. O objetivo principal é compreender os saberes e os habitus advindos das experiências dos docentes em cursos de licenciaturas da EaD em Biologia, Química, Física e Matemática da UFT/UAB. Os objetivos específicos são conhecer as motivações que os levaram à atuação do professorado a distância, identificar a formação dos professores com suas experiências vivenciadas na carreira e revelar saberes e habitus na ideia de saber fazer e saber ser na prática educativa. Para tanto, foram utilizados como referenciais teóricos estudos sobre formação e saberes docentes, com ênfase nos conhecimentos e no habitus, construídos e mobilizados na docência do Ensino Superior a distância. A metodologia pauta-se na abordagem predominantemente qualitativa, agregada à contribuição dos pressupostos da história oral. A coleta dos dados mostra o conjunto de fontes documentais e de entrevistas de 22 docentes atuantes na modalidade da Educação online, ofertada, inicialmente, para professores da Educação Básica, da rede pública, sendo a maioria sem formação superior. O estudo constata que os docentes, ao fazerem uma retrospectiva de suas trajetórias de vida pessoal e profissional, apontam diferentes elementos motivadores para a atuação educacional, tais como: a influência de familiares e amigos, a oportunidade de uma renda extra e de novas experiências, o valor social da democratização da educação superior ofertada a distância e a identificação com a atividade. A experiência com o ensino presencial proporciona a relação de conhecimentos na EaD. Contudo, a formação contínua é importante, havendo a necessidade de domínio das TICs, de planejamento e gestão do tempo, de capacidade de trabalhar em equipe e em interação com os alunos no AVA, configurando troca de saberes na polidocência. Isso revela que a prática educacional é capaz de mobilizar conhecimentos no desempenho do papel da docência. São manifestados os habitus dos professores em interação uns com outros e com os alunos. Assim, os desafios são sempre discutidos entre a polidocência, promovendo possibilidades de trocas de saberes, na utilização crítica das TICs e na valorização das interfaces educacionais pelo acesso ao Ensino Superior a distância.eng
dc.description.abstractThe research brings narratives and reflections about the challenges and the possibilities of teaching and learning, considering the performance of teachers in distance courses of the UFT, in the ambit of UAB, in Arraias and Gurupi, in the State of Tocantins, between 2006 and 2016 The main objective is to understand the knowledge and habitus derived from the experiences of teachers in undergraduate courses in Biology, Chemistry, Physics and Mathematics at UFT/UAB. The specific objectives are to know the motivations that led them to the performance of teachers at a distance, to identify the teacher training with their experiences in the career and to reveal knowledge and habitus in the idea of knowing how to do and know how to be in the educational practice. In order to do so, theoretical studies, training studies and teacher knowledge were used, with emphasis on the knowledge and habitus constructed and mobilized in the teaching of Higher Education at a distance. The methodology is based on the predominantly qualitative approach, added to the contribution of oral history presuppositions. The data collection shows the set of documentary sources and interviews of 22 teachers working in the online education modality, initially offered to Basic Education teachers, of the public network, most of them without a higher education. The study shows that teachers, when taking a retrospective of their personal and professional life trajectories, point out different motivating elements for the educational activity, such as: the influence of family and friends, the opportunity of extra income and new experiences, The social value of the democratization of higher education offered at a distance and the identification with the activity. The experience with face-to-face teaching provides the relation of knowledge in EaD. However, continuous training is important, with the need for mastery of ICTs, planning and time management, the ability to work as a team and in interaction with students in AVA, shaping knowledge exchange in polyteaching. This reveals that the educational practice is able to mobilize knowledge in the performance of the teaching role. The habitus of teachers interacting with each other and with the students is manifested. Thus, the challenges are always discussed between “polidocência”, promoting possibilities of knowledge, to the use of ICTs with the enhancement of educational interfaces access to Higher Education at a distance.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-08-21T14:10:06Z No. of bitstreams: 1 DENILDA CAETANO DE FARIA.pdf: 2166260 bytes, checksum: 2e5260ce316efcbd34de8be97f7a0969 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-21T14:10:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DENILDA CAETANO DE FARIA.pdf: 2166260 bytes, checksum: 2e5260ce316efcbd34de8be97f7a0969 (MD5) Previous issue date: 2017-08-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/11362/DENILDA%20CAETANO%20DE%20FARIA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação superior a distância. Formação de professores. Habitus. História oral. UFT.por
dc.subjectHabitus. Higher education at distance. Oral history. Teacher training. UFT.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleDESAFIOS E POSSIBILIDADES DA DOCÊNCIA NA EAD EM ARRAIAS E GURUPI DA UFT/UAB, 2006-2016eng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DENILDA CAETANO DE FARIA.pdfTexto Completo2,12 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.