Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Leandra Augusta de Carvalho Moura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1008243996646336eng
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0992325312724959eng
dc.contributor.referee1Sugizaki, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4594074167998014eng
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria de Fátima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4564944239561592eng
dc.date.accessioned2017-08-29T18:46:47Z-
dc.date.issued2017-06-20-
dc.identifier.citationCruz, Leandra Augusta de Carvalho Moura. MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM GOIÁS: DISCIPLINA OU MEDO?. 2017. 177 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3746-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo promover reflexões sobre a militarização das escolas públicas no estado de Goiás, sobre a disciplina e o medo desses processos. Os colégios militares do estado de Goiás surgiram por meio da lei nº 8.125, de 18 de junho de 1976 e pela portaria nº 604 de 19 de novembro de 1998, que autorizaram a parceria da Secretaria Estadual de Educação e da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás. A partir de então, os militares foram autorizados a assumir a gestão e a administração de um crescente número de escolas públicas do estado. Este estudo se propôs-se a analisar a cobrança exacerbada da disciplina nos colégios militares e, como consequência, o medo gerado enquanto estratégia de controle. Criam-se fronteiras que se instauram e excluem muitos alunos, em decorrência da cobrança de mensalidade e de uniforme e por ignorar a pluralidade e subjetividade dos indivíduos. A princípio, faz-se um breve histórico da educação no Brasil e no estado de Goiás, para se compreender a relação da educação com os acontecimentos políticos, sociais e econômicos do país e do estado na contemporaneidade. Com esta pesquisa, procura-se proporcionar ferramentas teóricas e históricas para equipar a sociedade com elementos que contribuirão para uma boa reflexão sobre os acontecimentos atuais na educação do estado de Goiás, com a abrupta quantidade de escolas públicas que estão sendo transformadas em colégios da Polícia Militar, perdendo as características de instituição pública como consta na Constituição Brasileira, na LDB e no ECA. Parte da sociedade foi seduzida em relação a essas escolas militares, que apresentam resultados favoráveis nas avaliações estaduais e nacionais. Contudo, esses resultados não podem ser atribuídos somente a uma gestão militar, mas às melhores condições que são oferecidas a estas escolas, ao contrário da realidade de uma escola pública “normal”. Esse processo de militarização das escolas públicas pode ser considerado uma forma contemporânea de terceirizar a educação no estado de Goiás. A análise aqui construída é perpassada pelo olhar de autores como Jacques Sémelin, Foucault, Gloria Anzaldúa, Paulo Freire, Bárbara Freitag, José Antonio Tobias e Luis Palacín.eng
dc.description.abstractThis research aims to promote reflections on the Militarization of public schools in the State of Goiás, discipline and fear. The Military Colleges of the State of Goiás arose through Law No. 8,125 of June 18, 1976, and by Decree No. 604 of November 19, 1998, authorizing the partnership of the State Department of Education and the Secretariat of Public Security of the State of Goiás. Goiás. Since then, the military has been authorized to assume the management and administration of an increasing number of public schools in the State. This study aimed at analyzing the exacerbated collection of discipline in military colleges and as a consequence fear as a control strategy. Boundaries are created that are established and that exclude many students, due to the collection of monthly fees, uniform, as well as ignoring the plurality and subjectivity of individuals. At first a brief history of Education in Brazil and the State of Goiás is made to understand the relationship of education with the political, social and economic events of the country and the State in the contemporary world. With this research I try to provide theoretical and historical tools to equip society with elements that will contribute to a good reflection on the current events in the State of Goiás Education, with the abrupt amount of public schools that are being transformed into Colleges of the Military Police that also Are public schools, but when they become military they lose the characteristics of a public institution as stated in the Brazilian Constitution, LDB and ECA. Part of the society was seduced in relation to these military schools, which present favorable results in the state and national evaluations. However, these results can not be attributed solely to military management, but to the better conditions that are offered to these schools, contrary to the reality of a "normal" public school, which are opposite realities. And that this process of militarization of public schools can be considered as a contemporary form of Outsourcing Education in the State of Goiás. The analysis constructed here is permeated by the view of authors such as Jacques Sémelin, Foucault, Gloria Anzaldúa, Paulo Freire, Barbara Freitag , José Antonio Tobias and Luis Palacín.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-08-29T18:46:47Z No. of bitstreams: 1 LEANDRA AUGUSTA CARVALHO MOURA CRUZ.pdf: 3263572 bytes, checksum: 1215e219c502c0eba0f043606cbccba6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-29T18:46:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LEANDRA AUGUSTA CARVALHO MOURA CRUZ.pdf: 3263572 bytes, checksum: 1215e219c502c0eba0f043606cbccba6 (MD5) Previous issue date: 2017-06-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/11382/LEANDRA%20AUGUSTA%20CARVALHO%20MOURA%20CRUZ.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Históriaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Históriaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectMilitarização. Disciplina. Medo. Escola Pública. Terceirização.por
dc.subjectMilitarization. Discipline. Fear. Public School. Outsourcing.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIAeng
dc.titleMILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM GOIÁS: DISCIPLINA OU MEDO?eng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEANDRA AUGUSTA CARVALHO MOURA CRUZ.pdfTexto Completo3,19 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.