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Tipo do documento: Tese
Título: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ORIZONA-GOIÁS: história e lembranças de uma experiência de Educação do Campo
Título(s) alternativo(s): Orizona-Goiás Agricultural Family School: history and memories of a Field Education experience.
Autor: Ribeiro, Valdivino Souza 
Primeiro orientador: Baldino, José Maria
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Cláudia Valente
Segundo membro da banca: Queiroz, Joao Batista Pereira de
Terceiro membro da banca: Inácio, Paulo Cesar
Quarto membro da banca: Silva, Rosemary Francisca Neves
Resumo: A presente tese, inserida na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e no Diretório de Pesquisa do CNPq/PUC Goiás Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais. Sob o título Escola Família Agrícola de Orizona-Goiás: história e lembranças de uma experiência de Educação do Campo. Elaborada a partir de contribuições: teóricas; documentais; orais; visitas; encontros com o presidente do Centro Social Rural de Orizona da época da criação da EFAORI e com o atual. Construída sob vários olhares apreendidos da Sociologia da Cultura, História Cultural, Pedagogia da Alternância e Educação do Campo, com opção no materialismo dialético. Sua relevância, temática/objeto de pesquisa, permitiu alargar o horizonte investigativo acerca da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância no Brasil; apreender registros com vistas a compreender a trajetória, rupturas, passos e sentidos da história da EFAORI. A questão agrária no Brasil é perpassada por um processo de concentração da terra desde a chegada do europeu. A ditadura militar empreendeu uma dinâmica e compreensão de desenvolvimento do campo subjugando ao domínio do capital e da cidade. A luta pela terra se dá em conjunto à conquista da educação do e no campo com o apoio da Comissão Pastoral da terra e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. A Pedagogia da Alternância, a Escola Família Agrícola de Orizona configuram-se como uma proposta efetiva de Educação do Campo. A EFAORI inseriu-se no embate político de luta contra hegemônica marcado pela saída da “tutela da Igreja Católica”, de um redimensionamento da agricultura familiar e do trabalho social desenvolvido. Foram revelados também, elementos explicativos que diferenciam a concepção de escola de campo e de escola rural. Destacaram-se ainda, a integração escola-família - comunidade, currículo integrado teoria-prática, avaliação discente como processo formativo, compromisso político com a agricultura familiar sustentável, referências substantivas nas lembranças da EFAORI. Comprovou-se a hipótese de que a EFAORI- Goiás é uma experiência exitosa de Educação do Campo na Pedagogia da Alternância a qual tem garantido historicamente aos jovens, prioritariamente do campo, o Ensino Médio/Técnico Profissionalizante em Agropecuária comprometido com a agricultura familiar.
Abstract: The present thesis, inserted in the research Line Education, Society and Culture and in the Directory of Research of CNPq / PUC Goiás Education, History, Memory and Cultures in different social spaces. Under the title School Family Agricultural of Orizona-Goiás: history and memories of a Field Education experience. Elaborated from contributions: theoretical; Documentaries; Oral; visits; Meetings with the President of the Rural Social Center of Orizona at the time of the creation of EFAORI and with the current one. Built under various apprehensions of the Sociology of Culture, Cultural History, Pedagogy of Alternation and Education of the Field, with an option in dialectical materialism. Its relevance, thematic / research object, allowed to widen the research horizon about Field Education and Alternation Pedagogy in Brazil; Seize records to understand the trajectory, ruptures, steps and senses of EFAORI's history. The agrarian question in Brazil is permeated by a process of concentration of land since the arrival of the European. The military dictatorship undertook a dynamic and understanding of the development of the countryside by subjugating to the dominion of capital and the city. The struggle for land comes together with the conquest of education in the countryside and with the support of the Pastoral Land Commission and the Landless Rural Workers Movement. The Alternacy Pedagogy, the Arizona Agricultural Family School, is an effective proposal for rural education. EFAORI was inserted in the political struggle of the hegemonic struggle marked by the abandonment of the "tutelage of the Catholic Church", a resizing of family farming and developed social work. Explanatory elements that differentiate the concept of rural school and rural school were also revealed. School-family-community integration, integrated theory-practice curriculum, student evaluation as a formative process, political commitment to sustainable family agriculture, and substantive references in EFAORI's memories were also highlighted. It has been hypothesized that EFAORI-Goiás is a successful experience of Field Education in Alternation Pedagogy, which has historically guaranteed youngsters, primarily in the field, the High School / Vocational Technician in Agriculture committed to family farming.
Palavras-chave: EFAORI. Luta pela Terra. Educação do Campo. Pedagogia da Alternância.
EFAORI. Fight for the Earth. Field Education. Pedagogy of Alternation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Ribeiro, Valdivino Souza. ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ORIZONA-GOIÁS: história e lembranças de uma experiência de Educação do Campo. 2017. 170 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3751
Data de defesa: 23-Jun-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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