???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3765
Tipo do documento: Tese
Título: CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NO BRASIL: OLHARES SOBRE LICENCIATURAS
Autor: Silva, Iraci Balbina Gonçalves 
Primeiro orientador: Zanatta, Beatriz Aparecida
Primeiro membro da banca: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Segundo membro da banca: Baldino, José Maria
Terceiro membro da banca: Carvalho, Marco Antonio de
Quarto membro da banca: Araujo, Tânia Fernandes Veri
Resumo: A pesquisa tem como objetivo compreender o processo histórico-político-social de incorporação das licenciaturas à nova política de Educação Profissional e Tecnológica, procurando revelar as concepções presentes no projeto de Educação Profissional, na modalidade pública federal, especificamente relacionada às licenciaturas ofertadas nos IF. O que se questiona é por que, no processo histórico de diversificação de modalidades e formatos de Educação Profissional Tecnológica no Brasil, os cursos de licenciaturas foram ofertados no campo da Educação Profissional, ou seja, por que o projeto de reformulação da Educação Profissional e Tecnológica engloba as licenciaturas? Qual o propósito e as finalidades da Política de Formação de professores na EPT? Os cursos de licenciatura ofertados pelos IF pretendem formar para a Educação Básica ou para a Educação Profissional? O estudo limitase aos IF, e não à totalidade das instituições que compõe a Rede Federal de Educação. A pesquisa de natureza qualitativa-quantidade de base documental-bibliográfica utilizou a análise de conteúdo. Amparada no materialismo histórico dialético, fundamenta-se na contribuição de Aranha; Cunha; Floro e Dal Rio, Floro; Müller; Kuenzer; Guerra e Oliveira; Bonfim; Lima; Duarte; Facci; Libâneo; Moura, dentre outros. A preocupação com a ação pedagógica foi registrada no início das Escolas de Aprendizes Artífices e em 1917 foi criada a Escola Normal de Artes e Ofícios Venceslau Braz. A inserção das licenciaturas na rede federal é datada de 1978 com a criação dos três primeiros CEFET, no entanto, foi com a criação dos IF, em 2008, que a instituição precisou assumir-se como um lócus de Formação de Professores. A Lei nº 6.545/1978 definia que as licenciaturas dos CEFET deveriam atender a Educação Básica e a EPT. Em 1993, por meio da Lei nº 8.711, as licenciaturas deviam atender à EPT. No ano de 2000, pelo Decreto nº 3.462, as licenciaturas deveriam atender a Educação Básica e a EPT. Atualmente, pela Lei nº 11.892/2008, as licenciaturas devem atender a Educação Básica e a EPT. A pesquisa revela que no ano de 2012, 12% das licenciaturas nos IF estavam voltadas para atendimento da EPT e 88% para a Educação Básica. Em 2016, 3,44% das licenciaturas estavam voltadas para atendimento da EPT e 96,56% para a Educação Básica. O número de cursos de ensino básico técnico representa mais da metade da oferta: 56,12%. Isso mostra que a Instituição conserva o ensino técnico como um dos importantes eixos de atuação, atendendo a Lei de criação. A história da EPT evidencia que ela sempre foi modificada de acordo com as demandas do capital e que as licenciaturas tendem a seguir no mesmo sentido. O projeto de reformulação da Educação Profissional e Tecnológica, que busca a consolidação de uma identidade institucional sui generi, engloba/fomenta as licenciaturas mediante a defesa da necessidade de se configurar outro modelo de formação de professores distinto do que já havia. Pretende-se formar o professor com sólida base científica – alicerçado na verticalização, na interdisciplinaridade e na transversalidade - capaz de lidar com os problemas, advindos da prática e que tenha a pesquisa como princípio educativo.
Abstract: The research aims to understand the historical-political-social process of incorporating teaching degree programs to the new Professional and Technological Education (EPT) policy, seeking to reveal the concepts present in the Professional Education project, in the federal public modality, specifically related to the teaching degree programs offered by the Federal Institutes (IF). What is questioned is why, in the historical process of diversifying the modalities and formats of Professional and Technological Education in Brazil, the teaching degree courses were offered within the scope of Professional Education, in other words, why does the project for reformulation of Professional and Technological Education encompasses the teaching degree programs? What are the purpose and the goals of the Policy of Educators Formation regarding the Technical Professional Education? Are the teaching degree programs offered by the IFs intended to prepare for Basic Education or for Professional education? This study is limited to the IFs, rather than the totality of institutions that constitute the Federal Network of Education. The research of qualitative-quantity nature and documentalbibliographic basis used content analysis. Supported by historical and dialectical materialism, it is based on the contribution of Aranha; Cunha; Floro and Dal Rio, Floro; Müller; Kuenzer; Guerra and Oliveira; Bonfim; Lima; Duarte; Facci; Libâneo; Moura, among others. Concern with pedagogical action was registered at the beginning of the Escolas de Aprendizes Artífices and in 1917 the Escola Normal de Artes e Ofícios Venceslau Bráz was created. Insertion of teaching degree courses dates from 1978 with the creation of the three first CEFETs, although it was with the IFs creation, in 2008, that the institution had to affirm itself as a locus of educators’ formation. Law No. 6.545/1978 defined the teaching degree programs of CEFETs should serve Basic Education and EPT. In 1993, through Law No. 8.711, teaching degree programs should serve EPT. In the year 2000, by Decree No. 3.462, teaching degree programs should serve Basic Education and EPT. Currently, through Law No. 11.892/2008, teaching degree programs should serve Basic Education and EPT. The research shows that in 2012, 12 % of teaching degree programs in the IFs were focused on serving EPT and 88% on Basic Education. In 2016, 3.44% of teaching degree programs were focused on serving EPT and 96.56% on Basic Education. The number of technical basic education courses represents more than half the courses offered: 56.12%. It shows that the Institution maintains technical education as one of the important axis of its practice, according to the Law of its foundation. The study of the history of EPT leads to the recognition that EPT has always been modified according to the demands of capital and that teaching degree courses tend to follow suit. The project for reformulating Professional and Technological Education, which is intent on consolidating a sui generis institutional identity, encompasses/foments teaching degree courses through defending the necessity of configuring another model for educators’ formation distinct from what existed before. It intends to enable the educator with a solid scientific background – based on verticalization – capable of dealing with issues emerging from practice and having research as an educational principle.
Palavras-chave: Institutos Federais. Licenciatura. Formação de professores. Educação Profissional e Tecnológica. Pesquisa.
Federal Institutes. Teaching Degree Programs. Educator Formation. Professional and Technological Education. Research.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Silva, Iraci Balbina Gonçalves. CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NO BRASIL: OLHARES SOBRE LICENCIATURAS. 2017. 204. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3765
Data de defesa: 1-Sep-2017
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IRACI BALBINA GONÇALVES SILVA.pdfTexto Completo1,96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.