Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3774
Tipo do documento: Dissertação
Título: “O CANTEIRO DE OBRAS COMO UM ESPAÇO PEDAGÓGICO”
Autor: Roriz, Paulo José Mascarenhas 
Primeiro orientador: Brzezinski, Iria
Primeiro membro da banca: Pimenta, Selma Garrido
Segundo membro da banca: Libâneo, José Carlos
Resumo: Este trabalho se propôs a realizar um estudo sobre as condições dos canteiros de obras das empresas em que os alunos do curso de Engenharia Civil da UCG realizam seus Estágios Supervisionados, verificando se constituem um ambiente pedagógico favorável à aprendizagem esperada dos conhecimentos oferecidos pela convivência com o mundo do trabalho, onde o aluno possa aprender conhecimentos, posturas e valores essenciais à sua formação profissional. O estudo se baseia numa pesquisa feita a respeito das condições dos estágios, nos canteiros de obras, e das ações desenvolvidas na disciplina Estágio Supervisionado do curso de Engenharia Civil, na preparação dos alunos para vivenciar a realidade das obras. A análise dessa pesquisa permitiu obter uma visão clara das relações existentes entre os elementos das obras e os estagiários, bem como dos efeitos dessas relações no rendimento do trabalho dos estagiários. Da mesma forma, ficou evidenciada uma certa negligência, por parte da Universidade, independente da vontade dos Professores, no tocante ao acompanhamento eficaz dos alunos, durante a realização dos estágios. Uma reflexão sobre os princípios da formação por competências e da aplicação de projetos de pesquisa científica, como princípio educativo importante para a geração de novos conhecimentos, mostrou a existência de três momentos fundamentais na formação do aluno do curso de Engenharia Civil: - na época do seu vestibular, com a exigência de uma formação inicial complexa e variada, vinda do ensino médio; - no decorrer do curso de graduação, com uma forte formação básica e uma complexa formação profissional, complementada pela inserção no campo de trabalho, iniciada, possivelmente, através do estágio supervisionado; e - depois que ele sai da Universidade, já como profissional, com a formação continuada que lhe é exigida pelas condições atuais do mercado de trabalho. Essa reflexão fez, também, sugestões de mudanças curriculares no curso de Engenharia Civil e na relação da Universidade com o mundo produtivo, para que o canteiro de obras pudesse ser identificado como um local privilegiado para o estudante do Departamento de Engenharia da UCG aprender a práxis da profissão do Engenheiro.
Abstract: The purpose of this subject is to study the pedagogical conditions found in the stone masons of the firms where the students from the Civil Engineering Course of the “UCG – Universidade Católica de Goiás” take their professional training, as a effective environment for an auspicious apprenticeship of practical acknowledgements by the students, due to their acquaintanceship with the professionals, and where they can learn how to apply their theoretical knowledges to practical conditions of working. Part of the study is based on a research about the conditions proper to the stone masons, where the students do their apprenticeship and the actions in the discipline “Estágio Supervisionado” of the Civil Engineering Course of the UCG take place, in the task of preparing the students to face the reality of the construction enterprises. A clear view of the power relations between the workers at the stone mason and the student trainees, as well as the effects derived from these relations on the acting of those students, are the main results of these analysis done. In a similar way, a certain negligence has been detected in the roll of the University, with respect to an efficient accompaniment of the students’ performances, during the training periods, independently of the will of the teachers. A reflection about the conquests reached by the formation programs based upon the abilities and competences desired, has endorsed the application of scientific research projects as a basic educational principle for the generation of new knowledges. Yet, it shows that there are three different moments in the formation process of a student, who chooses the Civil Engineering course to take: 1st) As he succeeds in the “Vestibular” – it refers to the volume of diversified knowledgements the student is tested upon, so as to enter the University; 2nd) During the graduation course – it concerns the roll of basic and professional disciplines the student is obliged to take, besides the complementary experience of the professional training he gets outside the school; 3rd) After he graduates from the University – in regard to his professional life, he is required to attend a continuing formation program so as to satisfy the strenuous working conditions of the economy. This reflection also suggests a few changes in the curriculum of the Civil Engineering Course of the UCG and in the relationship between the Universidade Católica de Goiás and the productive world of the stone mason, for it to be identified as a privileged place for the UCG Department of Engineering students to learn the practice of the Engineer’s profession.
Palavras-chave: Estágio, engenharia civil, preparação
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Roriz, Paulo José Mascarenhas. “O CANTEIRO DE OBRAS COMO UM ESPAÇO PEDAGÓGICO”. 2002. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3774
Data de defesa: 20-Abr-2002
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO JOSÉ MASCARENHAS RORIZ.pdfTexto Completo934,57 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.