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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de matemática: um estudo de caso de uma prática diferenciada
Autor: Lopes, Suely Vieira 
Primeiro orientador: Miranda, Marilia Gouvea de
Primeiro membro da banca: Montagnini, Magda Ivonete
Segundo membro da banca: Libâneo, José Carlos
Resumo: Este trabalho, realizado no período de 1999 até 2002, apresenta um estudo de caso referente a uma proposta de ensino diferenciada para a matemática. Ele foi desenvolvido em uma escola particular de Ensino Fundamental da cidade de Goiânia. A partir de observações das aulas de matemática realizadas em classe e no laboratório específico dessa disciplina, de entrevistas aos professores, coordenadora de área e diretora e da consideração da proposta de ensino da escola referente a essa área do conhecimento, objetivou-se compreender como ocorre uma prática de ensino diferenciada. Entendeu-se como prática de ensino diferenciada aquela que se.distingue por buscar implementar um projeto institucional específico para o ensino dessa disciplina. Além disso, seus professores são continuamente preparados e apoiados por condições materiais e físicas adequadas. Dispôem de laboratório de matemática e comungam como uma proposta pedagógica que rompe com a concepção de matemática direcionada para uma elite de alunos intelectualmente privilegiada. Considerando-se o fato de a proposta de ensino de matemática da escola em estudo estar fundamentada na teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget, procurou-se estudar esse enfoque psicológico.Após observação, estudo e análise, conclui-se que a proposta da escola configura-se como uma alternativa viável para o ensino de matemática propiciando a aprendizagem dos conhecimentos dessa área de forma a minorar as dificuldades enfrentadas por professores e alunos.
Abstract: This work, done in the period from 1999 to 2002 in a private high school in the city of Goiânia, presents a case study of a differentiate teaching of mathematics. From observations of mathematics classes, of activities developed in the specific laboratory of this discipline, interviews with teachers, co-ordinators and the principal of the school, an attempt was made to understand how occurs the practice of a differentiate teaching that includes the implementation of an institutional teaching project, continuous qualification of teachers and material conditions (equipment and adequate rooms, classrooms and laboratories). This way of teaching rips the conception of mathematics directed to an elite of students intellectually privileged and enables the teaching of this subject to a greater number of students. Considering the fact that the school’s mathematics teaching is based on the theory of Piaget’s cognitive development an effort was made to study this psychologic focus . After observations, study and analysis we concluded that this diferentiate way of teaching is a viable maner to propitiate an apprenticeship of knowledge about this area, in order to reduce the difficulties faced by teachers and students.
Palavras-chave: Matemática
Ensino
Diferenciada
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: UCG
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LOPES, Suely Vieira. Ensino de matemática: um estudo de caso de uma prática diferenciada. 2002. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) --Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3775
Data de defesa: 1-Ago-2002
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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