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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A História dos Currículos de Fisioterapia: A Construção de uma Identidade Profissional
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Valéria Rodrigues Costa de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nunes, Heliane Prudente
???metadata.dc.contributor.referee1???: Brzezinski, Iria
???metadata.dc.contributor.referee2???: Feltrim, Maria Ignez Zanetti
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho, fruto da experiência profissional docente em Cursos de Fisioterapia, foi idealizado como instrumento de compreensão/reflexão sobre as influências das forças políticas, sociais e históricas na construção da identidade profissional do fisioterapeuta no Brasil. Tem como eixo norteador os modelos curriculares adotados em três momentos da história: na década de 1950, com os cursos técnicos; 1960, com os cursos “técnicos de nível superior”; e 1980, com os cursos de nível superior. O objetivo da pesquisa foi o de, reconstruindo a história da Fisioterapia no Mundo e no Brasil, avaliar os seus impactos nos modelos curriculares e na construção da identidade profissional, interrelacionando-os. A metodologia utilizada envolveu análise de fontes documentais e entrevista oral. Entendendo a identidade profissional como uma construção coletiva, idealizada e concretizada em ações individuais, compreendem-se os avanços no processo de profissionalização e as limitações impostas à categoria.
Abstract: This study, a result of a teaching professional experience in Courses of Physiotherapy, was performed as an instrument of comprehension/reflection on the influences of political, social and historic forces in the construction of a professional identity of all physiotherapists living in Brazil. It was based in curriculum models adopted in three different moments of history: in the 50’s with technician courses, the 60’s when the technical courses were introduced at college and the 80’s with the introduction of Physiotherapy courses at universities. The aim of this research was to evaluate the impacts on the curriculum models and the reconstruction of the professional identity through the history of Physiotherapy in the world and in Brazil correlating them one to the other. The methodology used involved the analysis of documents and oral interviews. Understanding the professional identity as a collective construction, idealized and concretized through individual actions, we may be able to understand the advances in the processes of profissionalization and the limitations imposed to the occupation.
Keywords: Fisioterapia; currículos; identidade profissional.
Physiotherapy, curriculum, and professional identity.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
???metadata.dc.publisher.initials???: PUC Goiás
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citation: Oliveira, Valéria Rodrigues Costa de. A História dos Currículos de Fisioterapia: A Construção de uma Identidade Profissional. 2002. 329 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3776
Issue Date: 1-Aug-2002
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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