Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Valéria Rodrigues Costa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9102054302073200eng
dc.contributor.advisor1Nunes, Heliane Prudente-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1646676717277955eng
dc.contributor.referee1Brzezinski, Iria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6603959142820263eng
dc.contributor.referee2Feltrim, Maria Ignez Zanetti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2365229275288151eng
dc.date.accessioned2017-10-02T17:50:02Z-
dc.date.issued2002-08-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Valéria Rodrigues Costa de. A História dos Currículos de Fisioterapia: A Construção de uma Identidade Profissional. 2002. 329 f. Dissertação( Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia,2002.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3776-
dc.description.resumoEste trabalho, fruto da experiência profissional docente em Cursos de Fisioterapia, foi idealizado como instrumento de compreensão/reflexão sobre as influências das forças políticas, sociais e históricas na construção da identidade profissional do fisioterapeuta no Brasil. Tem como eixo norteador os modelos curriculares adotados em três momentos da história: na década de 1950, com os cursos técnicos; 1960, com os cursos “técnicos de nível superior”; e 1980, com os cursos de nível superior. O objetivo da pesquisa foi o de, reconstruindo a história da Fisioterapia no Mundo e no Brasil, avaliar os seus impactos nos modelos curriculares e na construção da identidade profissional, interrelacionando-os. A metodologia utilizada envolveu análise de fontes documentais e entrevista oral. Entendendo a identidade profissional como uma construção coletiva, idealizada e concretizada em ações individuais, compreendem-se os avanços no processo de profissionalização e as limitações impostas à categoria.eng
dc.description.abstractThis study, a result of a teaching professional experience in Courses of Physiotherapy, was performed as an instrument of comprehension/reflection on the influences of political, social and historic forces in the construction of a professional identity of all physiotherapists living in Brazil. It was based in curriculum models adopted in three different moments of history: in the 50’s with technician courses, the 60’s when the technical courses were introduced at college and the 80’s with the introduction of Physiotherapy courses at universities. The aim of this research was to evaluate the impacts on the curriculum models and the reconstruction of the professional identity through the history of Physiotherapy in the world and in Brazil correlating them one to the other. The methodology used involved the analysis of documents and oral interviews. Understanding the professional identity as a collective construction, idealized and concretized through individual actions, we may be able to understand the advances in the processes of profissionalization and the limitations imposed to the occupation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-10-02T17:50:02Z No. of bitstreams: 1 Valéria Rodrigues Costa de Oliveira.pdf: 10563985 bytes, checksum: 1bf758b52315a6ab8d22dc90f43faf3e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-02T17:50:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valéria Rodrigues Costa de Oliveira.pdf: 10563985 bytes, checksum: 1bf758b52315a6ab8d22dc90f43faf3e (MD5) Previous issue date: 2002-08-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/11510/Val%c3%a9ria%20Rodrigues%20Costa%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUCGeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectFisioterapiapor
dc.subjectPhysiotherapyeng
dc.subjectcurrículos-
dc.subjectidentidade profissional-
dc.subjectcurriculum-
dc.subjectand professional identity-
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleA História dos Currículos de Fisioterapia: A Construção de uma Identidade Profissionaleng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valéria Rodrigues Costa de Oliveira.pdfTexto Completo10,32 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.