Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3777
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Virginia Elizabeth Suassuna Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4712006414453162eng
dc.contributor.advisor1Miranda, Marilia Gouvea de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7051422864028373eng
dc.contributor.referee1Ternes, José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4963109088070313eng
dc.contributor.referee2Holanda, Adriano Furtado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7344227427939366eng
dc.date.accessioned2017-10-04T12:09:08Z-
dc.date.issued2002-08-01-
dc.identifier.citationCosta, Virginia Elizabeth Suassuna Martins. A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DA GESTALTPEDAGOGIA: A INTERSUBJETIVIDADE COMO ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM. 2002. 88 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3777-
dc.description.resumoA partir da fundamentação teórica e prática da Gestaltpedagogia e da perspectiva da filosofia de Martin Buber, pretendemos evidenciar a intersubjetvidade como um elemento significativo para a aprendizagem, incluindo a percepção que o aluno tem da relação que estabelece consigo mesmo, na relação com a professora e com o conteúdo ministrado. Com este intuito, selecionamos alunos de oitava série do último semestre do ano letivo, da disciplina de português de uma escola preocupada em refletir sobre o tema que nos orientava nesta pesquisa. Os instrumentos que serviram para esta análise em uma perspectiva fenomenológica foram redações e entrevistas realizadas com os alunos. É importante que ampliemos nossa compreensão deste fenômeno, à luz do modelo didático da Gestaltpedagogia, que procura valorizar o aluno na sua totalidade existencial do sentir-pensar-agir, relacionando-a com as três esferas nas quais a aprendizagem ocorre: a esfera de conteúdos específicos (pensar), dos aspectos psicológicos, (sentir) e a dos aspectos político-social (agir), que integrados favorecem a conexão dos aspectos cognitivos, afetivos e sensoriais do ensino, sem a supervalorização de nenhum deles, procurando, portanto, o equilíbrio entre o tema (isso), o indivíduo (eu) e o grupo (nós), conforme a proposta desta abordagem.eng
dc.description.abstractThis study based on the theoretical and practical fundaments of Gestalt-pedagogy and on the perspective of Martin Buber’s philosophy and to intend to bring into evidence the intersubjectivity as a significant element for the learning process, including the student’s perception of the relations established within himself, with the teacher and with the taught subject. On this intent we have decided to select eight grade students on the last semester of the school year from the discipline of Portuguese language from a school concerned about reflecting on the theme which guided us on this research. The tools for this analysis into phenomenologic perspective were compositions written by the students and interviews carried out with them. Is very important to amplify our comprehension of this phenomenon through the didactic model of Gestaltpedagogy, which intends to value the student on his existential totality of the feeling-thinking-acting, relating it to the three spheres on which the learning occurs: the sphere of specific contents (thinking), the sphere of the psychological aspects (feeling) and the sphere of political-social aspects (acting), which together favor the connection of the cognitive, caring and sensorial aspects of education, not overestimating any of them, therefore searching for the balance among the theme (this), the individual (me) and the group (us), as proposed on this approach.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-10-04T12:09:08Z No. of bitstreams: 1 VIRGINIA ELIZABETH SUASSUNA MARTINS COSTA.pdf: 613446 bytes, checksum: 6538c1f0cbfc85690eb55f6ad07dc2f2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-04T12:09:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VIRGINIA ELIZABETH SUASSUNA MARTINS COSTA.pdf: 613446 bytes, checksum: 6538c1f0cbfc85690eb55f6ad07dc2f2 (MD5) Previous issue date: 2002-08-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/11534/VIRGINIA%20ELIZABETH%20SUASSUNA%20MARTINS%20COSTA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectGestaltpedagogia, intersubjetvidade, aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO A PARTIR DA GESTALTPEDAGOGIA: A INTERSUBJETIVIDADE COMO ELEMENTO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEMeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIRGINIA ELIZABETH SUASSUNA MARTINS COSTA.pdfTexto Completo599,07 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.