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Tipo do documento: Dissertação
Título: Michel Foucault: sobre as ciências humanas, a sociedade panóptica e as especificidades do intelectual
Autor: Scarel, Estelamaris Brant 
Primeiro orientador: Ternes, José
Primeiro membro da banca: Brzezinski, Iria
Segundo membro da banca: Araujo, Arthur Octavio de Melo
Resumo: Esta pesquisa objetiva, com base em FOUCAULT, examinar - ao longo dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX - as condições de possibilidade da existência de determinados saberes, tais como: a Gramática Geral, a História Natural e a Análise das Riquezas e, a sua ruptura com o surgimento, nesses solos, de novas empiricidades, quais sejam a Filologia, a Economia e a Biologia. Estas Empiricidades se inter-relacionam com um novo saber sobre o homem, surgido na modernidade: as Ciências Humanas. A partir daí, busca-se descrever qual tem sido o discurso da educação, desde a emergência desse campo do conhecimento no século XIX. Em seguida, pretende-se discutir que a educação, embora preconize a construção dos sujeitos, a justiça e a cidadania, pelo contrário, fabrica corpos dóceis e indivíduos politicamente passivos, em decorrência de sua função normalizadora e disciplinar. Isso ocorre porque a sociedade moderna é normativa e estabelece o controle total sobre os sujeitos. É uma sociedade panóptica. Por último, aponta-se a visão de FOUCAULT sobre as especificidades do intelectual na sociedade moderna e a premência de o educador pensar sobre a necessidade de sua função ser reelaborada.
Abstract: This research intends, basead on FOUCAULT, to examine – through XVI, XVII, XVIII and XIX centuries - the conditions of possibility existence of certain knowledges, such as General Grammar, Natural History and the Wealth Analysis, and its rupture with the appearance, in this areas, of new empiricities, such as Philology, Economy and Biology. These Empiricities interact with a new knowledge about man, arised in Modern times: the Human Sciences. From there on, it is tried to describe what has it been the speech of education, since the emergence of this field of knowledge in the XIX century. On the following, it is intended to discuss that education, even though proclaming the construction of individuals justice and citizenship, on the contrary, makes docile subjects and individuals politically passive, due to its normalizatiny and to disciplinatiny function. That happens because modern society is normative and establishes full control over individuals. It is panoptic society. At last, the point of view of FOUCAULT about specificities of intelectual matters in modern society and the urgency of the educator to think about the necessity of his function to be reelaborated.
Palavras-chave: Ciências humanas
Human sciences
Educação
Sociedade disciplinar
Intelectual
Education
Disciplining society
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: UCG
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SCAREL, Estelamaris Brant. Michel Foucault: sobre as ciências humanas, a sociedade panóptica e as especificidades do intelectual. 2003. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3780
Data de defesa: 1-Ago-2003
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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