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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3805
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A OBRA DE ARTE EM “MORTE EM VENEZA”, DE THOMAS MANN: EMBRIAGUEZ, INFLUÊNCIA E INVERSÃO |
Autor: | Bottos Júnior, Norival |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Maria Aparecida |
Primeiro membro da banca: | Paes, Iêdo de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Eris Antonio |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal discutir a importância da reflexão intelectual de Thomas Mann sobre os conceitos de arte moderna e de como esse artista, como desviante da tradição cultural e social do ocidente busca se posicionar esteticamente dentro de um contexto de mundo que não lhe é inerente. Para tanto, estudaremos como Thomas Mann se apropria da filosofia de Nietzsche como modelo de desleitura da tradição, destacando-se os conceitos de “embriaguez”, “doença” e “vontade de potência”. Buscaremos evidenciar também como Thomas Mann promove sua desleitura da estética tradicional e se posiciona de modo original perante a tradição, promovendo uma reflexão existencial em torno dos problemas de criação e da angústia da influência literária. |
Abstract: | This work has as main objective to discuss the importance of Thomas Mann`s intelectual reflexion about the concepts of art and how the this artist as a figure of deviation of the social and cultural context that he does not attempt to perform. For instance, we Will study how Thomas Mann appropriate to the nietzschian`s philosophy as a model os misreading tradition,to emphasize the main concepts of “drunkeness”, “sickness” and “Will to power”. We Will search yeat, how Thomas Mann promove his asthetic misreading and position himself in a originaly way in front of all tradition, promoting, as we believe, a existencial reflexion that concerns the problems of original creation and the influence of the intertextual object of art. |
Palavras-chave: | dionisíaco, apolíneo, doença, beleza, embriaguez, vontade de potencia, obra de arte. dyonisiac, apollinean, sickness, beauty, drunkness, Will to Power, art. |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras |
Citação: | Bottos Júnior, Norival. A OBRA DE ARTE EM “MORTE EM VENEZA”, DE THOMAS MANN: EMBRIAGUEZ, INFLUÊNCIA E INVERSÃO. 2012. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3805 |
Data de defesa: | 8-Fev-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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NORIVAL BOTTOS JÚNIOR.pdf | Texto Completo | 857,72 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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