Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Rosangela Labre de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5855114103290675eng
dc.contributor.advisor1Sugizaki, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4594074167998014eng
dc.contributor.referee1Andrade, Tatiana Carilly Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8061426064578939eng
dc.contributor.referee2Duarte, Aldimar Jacinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046eng
dc.contributor.referee3Sousa, Kátia Menezes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1920351654350013eng
dc.date.accessioned2017-10-18T11:58:44Z-
dc.date.issued2017-08-30-
dc.identifier.citationOliveira, Rosangela Labre de. UM DIÁLOGO COM FREIRE E FOUCAULT SOBRE PODER E SABER. 2017. 130f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3814-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objeto de sua pesquisa o saber e o poder sob os enfoques de dois grandes teóricos: Michel Foucault e Paulo Freire. Neste processo reflexivo, a proposta é relacionar as perspectivas teóricas dos autores, com o objetivo de pensá-las de forma individualizada dentro de um contexto estrutural de educação. Sob a perspectiva teórica de Foucault, são abordadas questões como a constituição da sociedade e do sujeito nas relações de poder disciplinar. Sob a perspectiva de Freire, questões como a analítica de educação libertária. Problematizam-se as relações sociais e as práticas educacionais da instituição escola, seguindo o pensamento dos dois autores. Dentro desta perspectiva, são apresentados os processos de sujeição e de resistência presentes nas relações de poder. São elucidadas as lutas contra a soberania do poder de uma classe social, na perspectiva freiriana, como proposta de resistência e possibilidade de libertação dos processos de sujeição do homem. Assim, é demonstrada na práxis de resistência de Freire a luta contra os processos disciplinares da educação formal e a proposta de uma educação libertária para a emancipação e a cidadania. A resistência, para Foucault, é a maneira pela qual o sujeito luta contra as práticas de dominação por meio do cuidado e das práticas de si. A metodologia utilizada foi um estudo bibliográfico, feito a partir de pesquisas em textos clássicos destes autores.eng
dc.description.abstractThe present thesis takes as research object knowledge and power, under the perspectives of two major thinkers: Michel Foucault and Paulo Freire. In such a reflexive process, the proposal is to relate the two author’s theoretical perspective in order to think them in an individualized way, within a structural educational context. Under Foucault’s perspective, it is given attention to matters such as the constitution of society and of the individual in the disciplinary power relations. Under Freire’s perspective, it is given attention to matters such as the analytics of libertarian education. The social relations and the educational practices of the school institution are critically revised. This is made accordingly to the theories of both authors. As such, the processes of subjection and of resistance are showed within the power relations. Under Freire’s perspective, the struggles against power sovereignty of a social class are explained as a way of resistance and a possibility of liberation from the processes of subjection made against men. Thus, the praxis of resistance made by Freire is shown as a struggle against the disciplinary processes of formal education and as a proposal for a liberating education which aims towards emancipation and citizenship. Resistance, according to Foucault, is the way by which the individual struggles against the domination practices. Such a thing is made through caring and self practices. The methodology used in this work was a bibliographical research of the most important texts written by the two referred authors.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-10-18T11:58:44Z No. of bitstreams: 1 ROSÂNGELA LABRE DE OLIVEIRA.pdf: 1134908 bytes, checksum: 5520d0b3c54b5aed27d71e0a475cb6bc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-18T11:58:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSÂNGELA LABRE DE OLIVEIRA.pdf: 1134908 bytes, checksum: 5520d0b3c54b5aed27d71e0a475cb6bc (MD5) Previous issue date: 2017-08-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/11697/ROS%c3%82NGELA%20LABRE%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectsaber; poder; resistência.por
dc.subjectknowledge; power; resistance.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleUM DIÁLOGO COM FREIRE E FOUCAULT SOBRE PODER E SABEReng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSÂNGELA LABRE DE OLIVEIRA.pdfTexto Completo1,11 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.