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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3820
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E REQUISIÇÕES PROFISSIONAIS DO SERVIÇO SOCIAL EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO EM GOIÁS: limites impostos pela imediaticidade |
Autor: | Frazão, Priscilla Marques Borges |
Primeiro orientador: | Silva, Maisa Miralva da |
Primeiro membro da banca: | Paula, Renato Francisco dos Santos |
Segundo membro da banca: | Faria, Sandra de |
Resumo: | Esta dissertação tem como objeto refletir sobre as competências, atribuições e requisições do Serviço Social no âmbito da assistência social que é prestada aos estudantes das Instituições Federais de Educação do estado de Goiás. As perspectivas que a orientam perpassam o surgimento do Serviço Social como profissão intimamente relacionada à “questão social” e às mazelas próprias da ordem social burguesa, agudizadas no contexto do capitalismo monopolista. Percorre a conjuntura contemporânea de crise do capital, que atinge as políticas sociais exigindo delas a focalização/seletividade de seu atendimento. Investiga a política de educação no conjunto de determinações impostas a partir da adesão dos governos ao neoliberalismo. Analisa as requisições impostas ao Serviço Social na atualidade e a tendência à imediaticidade. Para isso, realizou-se estudo bibliográfico e pesquisa documental. Constatou-se que a conjuntura de expansão da educação superior e da educação profissional e tecnológica, provoca ampliação da demanda de estudantes por assistência social e leva o Serviço Social a se estabelecer por requisições restritivas de suas competências profissionais, provocando a (re)produção da imediaticidade, da prática profissional burocratizada, com pouca inserção e autonomia para definir e implementar planos, programas e projetos, o que reduz suas competências e atribuições mais à verificação das condições que geram o direito, menos à definição da política e menos ainda ao monitoramento e à avaliação de seus resultados. |
Abstract: | This dissertation has as object the competecences, duties and professional requests of social services regarding to the social assistance for students of Federal Education Institutions of Goiás State. The perspectives which guides it, underlie the emergence of social work as a profession closely related to "social affairs” "and difficulties of the bourgeois social order, sharpened in the context of monopoly of the capitalism. It describes the contemporary conjuncture of capital crisis affecting social policies requiring them to focus / selectivity of their assistance. Investigates the education policy in the set of determinations imposed from the option of governments by neoliberalism. It analyzes the requests imposed on social service nowadays and the tendency to immediacy. For this, a bibliographic research and documentary research were carried out. It was perceived that the situation of expansion of higher education and the professional and technological education, cause the increased demand of students for social assistance and leads the Social Service to be established by restrictive requests of their professional skills, leading to the (re) production immediacy, the bureaucratized professional practice, with little insertion and autonomy to define and implement plans, programs and projects, which reduce their competences and duties more to check the conditions that generate the right, less to the definition of the policy and even less to the monitoring and the evaluation of their results. |
Palavras-chave: | serviço social; educação; focalização; seletividade, imediaticidade. social service; education; focus; selectivity, |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social |
Citação: | Frazão, Priscilla Marques Borges. COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E REQUISIÇÕES PROFISSIONAIS DO SERVIÇO SOCIAL EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO EM GOIÁS: limites impostos pela imediaticidade. 2016. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3820 |
Data de defesa: | 26-Set-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Serviço Social |
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