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Tipo do documento: Dissertação
Título: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR ADULTOS E JOVENS DO MUNICÍPIO DE BARREIRAS-BA
Autor: Leal, Dllane de Souza Dias 
Primeiro orientador: Duarte, Aldimar Jacinto
Primeiro membro da banca: Machado, Maria Margarida
Segundo membro da banca: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Resumo: Esta dissertação está vinculada ao projeto de pesquisa Centro de Memória, Documentação e Referência em Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Popular e Movimentos Sociais do Estado de Goiás, denominado Centro Memória Viva. Busca-se analisar os sentidos atribuídos à ditadura militar por um grupo de adultos e um grupo de jovens do Município de Barreiras-BA, tanto em âmbito nacional como local. Procurou-se apreender a conjuntura histórica do Brasil e do município de Barreiras, no período de 1964 a 1984; e identificar o processo de constituição do regime militar no município de Barreiras. Recorreu-se a diversos autores considerados como centrais para este estudo. No campo de memória recorreu-se a Halbwachs (2006), Ricoeur (2007) e outros; acerca da História Oral, a Paul Thompson (1992); e no que diz respeito à ditadura militar no Brasil, especialmente a Gaspari (2014), Fausto (1995) e Germano (2011), dentre outros. Esta pesquisa se insere na metodologia de pesquisa qualitativa, pois busca privilegiar a história, a memória e, em especial, as histórias de vida dos sujeitos, como elementos explicativos das descrições e sentidos atribuídos à realidade e à condição por eles vividas. Orienta-se pelo método histórico-dialético, pela perspectiva relacional e por autores da História Oral. Concluiu-se que o sentido que os estudantes atribuem à ditadura militar no Brasil é algo vago e sem consistência histórica e, no caso de Barreiras, permeado pelas memórias coletivas construídas em torno da importância do 4º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC). Constata-se ainda que, em relação aos adultos, há contradições em torno da memória sobre esse período, sendo que alguns se referem à ditadura militar como algo positivo enquanto outros demonstram o caráter ditatorial e repressivo do regime.
Abstract: This dissertation is linked to the research project Center of Memory, Documentation and Reference in Education of Young and Adults (EJA), Popular Education and Social Movements of the State of Goiás, denominated Living Memory Center. It intends to analyze how a group of adults and young people from Barreiras-BA feel about the period of military dictatorship within the national and local scope. It aimed to understand the historical context in Brazil and in the municipality of Barreiras, from 1964 to 1984; to identify the process of constitution of military dictatorship in Barreiras. Several authors were considered as significant in this study. About memory studies Halbwachs (2006) and Ricoeur (2007) were used, among others; about Oral History, Paul Thompson (1998) was the main author; and on the military dictatorship in Brazil, Gaspari (2014), Fausto (1995) and Germano (2011) were mainly used as reference. This study is part of a qualitative research methodology, since it seeks to privilege the history, memory and specially, the individuals’ life histories, as explanatory components of descriptions and meanings attributed to the reality and the life condition they lived. It is guided by the historic- dialectical method, by the relational perspective and in Oral History authors. Finally, it was concluded that the meaning attributed by the students about the military dictatorship in Brazil is something vague and without any historical consistency, and referring to Barreiras, it was surrounded by the collective memories built around the importance of 4º BEC. It is also observed that, in relation to the elderly, there are contradictions about the memory about this period, some referring to the military dictatorship as something positive while others demonstrate the dictatorial and repressive character of the regime.
Palavras-chave: Jovens, Adultos, Memória, Ditadura militar.
Young people; adults; memory; military dictatorship.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Leal, Dllane de Souza Dias. HISTÓRIA E MEMÓRIA DA DITADURA MILITAR: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR ADULTOS E JOVENS DO MUNICÍPIO DE BARREIRAS-BA. 2017. 234 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3831
Data de defesa: 28-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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