Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeão, Deusilene Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1428663804449636eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Irene Dias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5592965474559311eng
dc.contributor.referee1Passos, Paulo Rogerio Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9335233678140600eng
dc.contributor.referee2Freitas, Luiz Antonio Signates-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0464596762919932eng
dc.contributor.referee3Fernandes, Marcos Aurélio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5481070831430679eng
dc.contributor.referee4Gomes, Candido Alberto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2111359646959852eng
dc.date.accessioned2017-11-10T11:52:55Z-
dc.date.issued2017-08-22-
dc.identifier.citationLeão, Deusilene Silva de. INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL EM CONTRAPOSIÇÃO À CULTURA NORMÓTICA: OS DESAFIOS DO NOVO PARADIGMA. 2017. 211 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3839-
dc.description.resumoEsta pesquisa pretende demonstrar que o espaço acadêmico poderá se constituir num ambiente propício para a transformação das pessoas mediante a compreensão de uma espiritualidade que integre sentido e significado à vida do ser humano. É sabido que o espaço acadêmico atual está focado em uma educação normótica, isto é, baseada prioritariamente no racional, de forma fragmentada, competitiva e excludente. Diante dessa realidade, nossa hipótese é que aliar a dimensão intelectual à espiritualidade auxilia o ser humano a construir um caminho que lhe confira um propósito de vida, ou seja, que a inserção de uma perspectiva espiritual, integradora e holística no ambiente acadêmico poderá proporcionar uma transformação no modo como as pessoas veem a si, o outro e o mundo. A metodologia utilizada foi análise bibliográfica, mas também pesquisa de campo junto a discentes de graduação da disciplina Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás. Esta investigação demonstrou que a inteligência espiritual pode ser introduzida na grade acadêmica e que há ferramentas para esse trabalho que contribuem tanto para a transformação do ser humano quanto do espaço acadêmico, que passa a considerar o processo de ensino-aprendizagem de forma integradora.eng
dc.description.abstractThis research intends to demonstrate that academic space may constitute in a propitious environment to people's transformation through the understanding of a spirituality that integrates sense and meaning to human being's lives. It is known that the modern academic space is focused in a normotonic education, this is, based primarily in the rational, in a fragmented, competitive and excluding way. Based on this reality, our hypothesis is that allying the intellectual dimension to spirituality will help human beings to build a path that will give them a purpose in life, in other words, that the insertion of a spiritual perspective, integrative and holistic in the academic environment can provide a transformation in the way people see themselves, others and the world. The methodology used was bibliographic analysis, and also a field survey with university graduate theology students from Pontifical Catholic University of Goias. This inquiry demonstrated that spiritual intelligence can be introduced in the academic grid and that, there are tools to this work that contribute both to human being's transformation and academic space's transformation, that begins to considerate the teaching-learning process in an inclusive way.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2017-11-10T11:52:55Z No. of bitstreams: 1 DEUSILENE SILVA DE LEÃO.pdf: 1850743 bytes, checksum: 86d898c08bbe4b08be3ca9e9d0eae5e6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-10T11:52:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DEUSILENE SILVA DE LEÃO.pdf: 1850743 bytes, checksum: 86d898c08bbe4b08be3ca9e9d0eae5e6 (MD5) Previous issue date: 2017-08-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/11788/DEUSILENE%20SILVA%20DE%20LE%c3%83O.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religiãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEspiritualidade, Inteligência espiritual, Espaço acadêmico, Normose.por
dc.subjectSpirituality, Spiritual intelligence, Academic space, Normotonic.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAeng
dc.titleINTELIGÊNCIA ESPIRITUAL EM CONTRAPOSIÇÃO À CULTURA NORMÓTICA: OS DESAFIOS DO NOVO PARADIGMAeng
dc.title.alternativeSpiritual intelligence in contrast to normotonic culture: the new paradigm's challenges. Thesiseng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEUSILENE SILVA DE LEÃO.pdfTexto Completo1,81 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.