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Tipo do documento: Dissertação
Título: FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E ORGANISMOS INTERNACIONAIS: A QUESTÃO DA QUALIDADE DE ENSINO
Autor: Milagre, Gessica Filgueiras 
Primeiro orientador: Libâneo, José Carlos
Primeiro membro da banca: Paiva, Wilson Alves de
Segundo membro da banca: Toschi, Mirza Seabra
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo analisar as finalidades educativas escolares em documentos que definem políticas e diretrizes da educação nacional em suas ligações com orientações doutrinárias e estratégicas de organismos internacionais, principalmente o Banco Mundial e a Unesco, visando apreender seu impacto na qualidade social do ensino. O estudo consistiu de pesquisa bibliográfica com base em documentos produzidos pelo Banco Mundial e Unesco, e documentos oficiais do Ministério da Educação. As análises e conclusões foram em diversos autores como Dermeval Saviani, Gaudêncio Frigotto, José Carlos Libâneo, Yves Lenoir, Olinda Evangelista, Eneida Shiroma, Roberto Leher, António Nóvoa, José Gimeno Sacristan. No percurso da pesquisa, foram constatadas conexões entre as orientações dos organismos internacionais, o neoliberalismo e o movimento da globalização, e suas consequências na formulação de políticas educacionais, principalmente de países emergentes. Desse modo, a definição de finalidades educativas subordina-se ao processo de internacionalização de políticas educacionais no qual a educação encontra-se atrelada exclusivamente a interesses da economia e do mercado. O sentido de qualidade da educação prende-se, assim, aos critérios de eficácia do mercado globalizado. A partir da análise dos documentos e com o suporte de outras pesquisas sobre o tema, foi possível constatar que as políticas públicas para a educação têm o papel de possibilitar a inserção de populações socialmente vulneráveis ao mercado de trabalho. Para isso, instituem-se programas de redução da pobreza, um currículo de conhecimentos e habilidades baseado em resultados visando incorporação social das classes menos favorecidas. Desse modo, tais finalidades educativas, uma vez incorporadas nas políticas educacionais, no planejamento da educação escolar, nos currículos, nas formas de funcionamento das escolas e no trabalho dos professores, projetam um sentido utilitário de qualidade, restrito à satisfação de necessidades imediatas, distante do sentido de qualidade social e cultural visando a emancipação humana.
Abstract: The main objective of this dissertation was to analyse some educational purposes of school in documents that define policies and guidelines of national education in connections to doctrinal and strategic orientations of international organizations, especially the World Bank and Unesco, in order to understand its impact on social quality of education. This study consisted of bibliographic research based on documents produced by the World Bank and Unesco, and official documents of Brazilian Ministry of Education. The analyses and conclusions presented in this work were made by several authors, such as Dermeval Saviani, Gaudêncio Frigotto, José Carlos Libâneo, Yves Lenoir, Olinda Evangelista, Eneida Shiroma, Roberto Leher, António Nóvoa and José Gimeno Sacristan. In the course of the research, connections between the guidelines of international organizations, neoliberalism and globalization movement, and their consequences in the formulation of educational policies, especially in emerging countries were found. Thus, the definition of educational purposes is subordinated to the process of internationalization of educational policies in which education is tied exclusively to the interests of the economy and the market.The sense of quality in education is related, thereby, to the criteria of effectiveness of globalized market. From the analysis of the documents and with the support of other researches on the subject on focus, it was possible to verify that one of the role of public policies for education is to enable the insertion of population socially vulnerable to the labor market. To this end, programs for the poverty reduction are instituted, a result-based knowledge and skills curriculum that aims an incorporation of the less favored classes in society. Thus, such educational purposes, once incorporated into educational policies, school education planning, curricula, school functioning, and teachers' work, project a utilitarian sense of quality, restricted to the satisfaction of immediate, distant needs, far from the sense of social and cultural quality, aiming human emancipation.
Palavras-chave: Finalidades e objetivos da educação; Banco Mundial; Qualidade da educação.
Educacional purposes and objectives; World Bank; Quality of education.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Milagre, Gessica Filgueiras. FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA E ORGANISMOS INTERNACIONAIS: A QUESTÃO DA QUALIDADE DE ENSINO. 2017. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3840
Data de defesa: 25-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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