Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3841
Tipo do documento: Dissertação
Título: JOVENS E TAMBORES: PRECONCEITOS DA RELIGIÃO AFROBRASILEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR
Autor: Castro, Cláudia Maria de Jesus 
Primeiro orientador: Cavalcante, Cláudia Valente
Primeiro membro da banca: Duarte, Aldimar Jacinto
Segundo membro da banca: Avelar, Rezende Bruno de
Resumo: Este trabalho inscrito na linha de pesquisa Educação Sociedade e Cultura e parte da pesquisa denominada O estado da arte sobre a juventude na pós-graduação PUC Goiás e UFG: educação, ciências sociais, psicologia e serviço social (2002-2014) objetivou investigar quem são os jovens de religiões afrodescendentes e os sentidos que atribuem à sua religião e à escola. Esta pesquisa traz à tona quais os significados e sentidos atribuídos pelos jovens de terreiros à sua religião e ao espaço laico. Para atingir tal propósito, delineou-se os seguintes objetivos específicos: compreender a articulação entre estas religiões e o espaço “laico” da instituição de ensino; aprofundar os estudos sobre as juventudes e as religiões; e entender suas matrizes afro-brasileiras no contexto escolar a despeito de todo um movimento de consolidação de políticas afirmativas de garantias de direito e de obrigatoriedade de ensino da História das culturas afro-brasileiras no âmbito escolar, com a Lei 10.639/03. O interesse pela temática surgiu em razão dos atos não civilizatórios que o povo de santo sofre por pertencer a uma religião de influência africana e para também adquirir conhecimentos de cunho científicos. Essa investigação se estabeleceu a partir da articulação entre o campo religioso e o educacional e, para isso, trouxe algumas reflexões teórico-conceituais sobre juventude e a relação entre religião e escola. Compreendeu-se, neste estudo, a juventude como um grupo social e diverso que, embora seja parametrizado por uma faixa etária, produz juventudes diferentes a partir da relação entre o mundo objetivo e o subjetivo. Apesar de uma aparente unidade, a juventude é compreendida na sua pluralidade quando se considera a classe, a etnia, o gênero, a raça, o econômico e a religião como elementos importantes na sua constituição. Para entender essa relação, foi necessário recorrer a estudos sobre juventude e religião (ABRAMO, 2012, PAIS, 1990, DAYRELL, TALGA, 2013, NOVAES, 2011, PARÉS, 2007, ALBUQUERQUE, 2006, LIMA, 2003, dentre outros). Os resultados do estudo indicaram que, desde a chegada dos povos africanos entre os séculos XVI e XIX, quando trouxeram um capital cultural “diferente”, as atitudes preconceituosas e a intolerância religiosa desse arsenal híbrido perduram até nossos dias por meio de violência simbólica, atos não civilizatórios de agressões físicas aos praticantes e adeptos e até depredações e ataques aos templos sagrados, terreiros. Desse processo investigativo, foi possível pontuar que o campo educacional tem-se mostrado resistente a diversas manifestações culturais, religiosas que não legalmente reconhecidas e que há uma invisibilidade da Lei 10.639/03, cujo teor é assegurar a obrigatoriedade do ensino de História e da Cultura Afro-brasileiras em estabelecimentos escolares públicos e privados, no ensino fundamental e médio. Os resultados colhidos também demonstraram que os jovens de terreiro atribuem sentido simbólico aos conhecimentos e à sua cultura, considerados sagrados, que circulam no universo do terreiro e, por sua vez, aprendem no dia a dia, em qualquer lugar do templo do axé. Nessa investigação, o espaço dito laico tem um papel primordial de construir pontes com os saberes observados no terreiro em que os jovens praticam nos diversos espaços da organização social da Casa de santo e defendem essa cultura diferenciada da cultura legitimada na sociedade e na escola. E, no final, conclui-se com as considerações acerca da problemática do estudo.
Abstract: This work enrolled in the research line Education Society and Culture and part of a project called “The state-of-the-art about youth in PUC Goiás and UFG post-graduation courses: Education, Social Sciences, Psychology and Social Service (2002-2014)” aimed to investigate who are young people of Afro-descendant religions and the meanings they attribute to their religion and school. This research was established from the articulation between the religious and the educational field, and brought some theoretical-conceptual reflections on youth and the relationship between religion and school. In this study, youth was understood as a social and diverse group, although it is parametrized by an age group, young people produce different youths from the relation between the objective and subjective worlds. Despite an apparent unity, youth is understood in its plurality, taking into account class, ethnicity, gender, race, economic and religion as an important element in the constitution of youth. To understand this relationship, it was necessary to resort to studies produced on youth and religion (ABRAMO, 2012, PAIS, 1990, DAYRELL, TALGA, 2013, NOVAES, 2011, PARÉS, 2007, ALBUQUERQUE, 2006, LIMA, 2003, among others). The results of the study indicated that since the arrival of African slaves between the sixteenth and nineteenth centuries, when they brought a "different" cultural capital, the prejudiced attitudes and religious intolerance of this hybrid arsenal endure to this day, promoting symbolic violence, Non-civilizing acts of physical aggression against practitioners and adherents, and even depredations and attacks on sacred temples, terreiros. From this investigative process, it was possible to point out that the educational field has been resistant to diverse cultural manifestations, religious that are not legally recognized, and invisibility of Law 10.639 / 03, whose content is to ensure the compulsory teaching of History and Afro Culture In public and private institutions, in primary and secondary education. Therefore, it is considered that, without the aforementioned law, within the school context that shelters within it a cultural and religious diversity, it becomes unfeasible the condition for recognition and communication in listening to oneself and to the other. Thus, one of the great challenges of contemporary society, complex and globalized, has become the construction of social unity in societies marked by social, personal and collective inequalities. In addition, it is imperative that the pedagogical action find humanizing tools, which fails to "make the young person invisible" and to recognize him as a subject of law. For, it is a great challenge of the school that demands a new look regarding the construction of civilizing practices. The study discussed the coming of the African peoples plucked from their universe, were forbidden to manifest their religiosities and worship their deities, and gods, under the slave regime. But the enslaved have found alternatives to recreate the ties lost by the diaspora, and to remember their cultures, dialoguing with other cultural elements. The results obtained showed that the young people of the terreiro attribute symbolic meaning to the knowledge and their culture, considered sacred, that circulate in the universe of the terreiro, in turn, they learn in the day to day, anywhere in the temple of axé. In this research, the so-called secular space has a primordial role of building bridges with the knowledge observed in the terreiro that young people practice in the various spaces of the social organization of Casa de santo, who defend this culture differentiated from the culture legitimized in society and in school. And in the end, the considerations about the problem of the study.
Palavras-chave: Jovens de terreiro. Religião Afro-brasileira. Escola.
Young people from terreiro. Afro-Brazilian religion. School.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Castro, Cláudia Maria de Jesus. JOVENS E TAMBORES: PRECONCEITOS DA RELIGIÃO AFROBRASILEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR. 2017. 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3841
Data de defesa: 28-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLÁUDIA MARIA DE JESUS CASTRO.pdfTexto Completo1,04 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.