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Tipo do documento: Tese
Título: O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSOLIDAÇÃO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Autor: Garcia, Julio Cezar 
Primeiro orientador: Afonso, Lúcia Helena Rincón
Primeiro membro da banca: Baldino, José Maria
Segundo membro da banca: Araújo, Denise Silva
Terceiro membro da banca: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Quarto membro da banca: Erthal, Virgilio Jose Tavira
Quinto membro da banca: Monteiro, Elias de Pádua
Resumo: O presente estudo, concebido no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC – Goiás, na Linha de Pesquisa “Estado, Políticas e Instituições Educacionais”, teve como objeto de pesquisa o Ensino Médio Integrado (EMI). Tal modalidade de ensino apresenta-se como uma possibilidade de uma educação emancipatória capaz de transformar as vidas de milhares de jovens e adolescentes, assumindo a possibilidade de uma formação integral e omnilateral do ser humano. O objetivo geral do trabalho foi identificar e analisar a percepção dos professores sobre a concepção do EMI no Instituto Federal Goiano tendo essa instituição como o lócus da pesquisa e seus professores como sujeitos. Em seu percurso metodológico adotou-se os princípios da pesquisa qualitativa tendo como referencial investigativo o materialismo histórico dialético. Nas técnicas para coleta de dados, foram aplicados questionários aos 630 professores da instituição pesquisada, tendo obtido o retorno de 149 respostas. Outra técnica utilizada foi análise documental por meio do exame dos PPCs dos cursos técnicos integrados de informática e agropecuária. Na elaboração do referencial teórico, o estudo partiu da análise do trabalho como atividade criativa do homem e como categoria central do processo de sua humanização, de modo a compreender como ocorre a transformação do ser biológico em ser social, pela mediação do trabalho com a natureza. Interessou-nos, ainda, perceber como o modo de produção capitalista transforma a criatividade do trabalho por meio de um processo que envolve a relação entre as coisas, com predomínio do objeto sobre o sujeito. Discute-se ainda a educação politécnica como possibilidade de rompimento da escola como instrumento de alienação do homem pelas novas relações sociais de produção impostas pelo capitalismo. São analisados os elementos históricos que determinaram as políticas educacionais referentes ao ensino profissional e sua relação com a sociedade no contexto histórico da educação brasileira e apresentação das linhas gerais que orientaram as Reformas da Educação Profissional, empreendidas pelos governos FHC e Lula, enfocando, em particular, as que implicaram separação estrutural entre o ensino médio e o técnico, revelando o processo histórico, político e social nas quais foram construídas. Os resultados encontrados quanto à percepção dos professores sobre o EMI, indicaram que há, na sua maioria, um desconhecimento dos princípios e fundamentos que regem essa modalidade de ensino, prevalecendo ainda uma visão de formação para o mercado de trabalho em detrimento a uma formação omnilateral, indicando a necessária formação continuada dos docentes. Ressalta-se nos achados da pesquisa, que a consolidação de uma formação humana integral envolve questões que perpassam a organização pedagógica da instituição, envolvendo impasses políticos, econômicos e sociais próprios de uma sociedade cindida em classes e que são desafios a serem enfrentados para o estabelecimento de uma proposta educacional omnilateral enquanto “travessia” para uma sociedade equânime que rompa com a lógica do sistema capitalista.
Abstract: The present study, conceived in the Post-Graduation Program in Education of PUC - Goiás, in the Line of Research "State, Policies and Educational Institutions", had as object of research the Integrated High School (EMI). This modality of teaching presents itself as a possibility of emancipatory education capable of transforming the lives of thousands of young people and adolescents assuming the possibility of an integral and omnilateral formation of the human being. The general objective of this work was to identify and analyze the teachers' perception about the design of the EMI in the Federal Goiano Institute, having this institution as the locus of the research and its teachers as subjects. In its methodological course the principles of the qualitative research were adopted having as investigative referential the dialectical historical materialism. In the techniques for data collection, questionnaires were applied to the 630 teachers of the institution where the return of 149 responses was obtained. Another technique used was documentary analysis through the examination of the PPCs of the integrated technical courses of informatics and agriculture. In the elaboration of the theoretical reference, the study started from the analysis of work as a creative activity of man and as the central category of the process of its humanization, in order to understand how the transformation of the biological being into social being occurs through the mediation of work with nature. We were also interested in understanding how the capitalist mode of production transforms the creativity of work through a process that involves the relation between things, with predominance of the object over the subject. Polytechnic education is also discussed as the possibility of breaking school as an instrument of alienation of man by the new social relations of production imposed by capitalism. The historical elements that determined the educational policies regarding professional education and its relationship with society in the historical context of Brazilian education and the presentation of the general guidelines that guided the Professional Education Reforms undertaken by the governments FHC and Lula are analyzed, focusing, in particular , which implied the structural separation between high school and technical education, revealing the historical, political and social process in which they were built. The results found regarding the teachers' perception about the EMI indicated that there is, for the most part, an ignorance of the principles and foundations that govern this modality of teaching, prevailing still a vision of training for the labor market to the detriment of an omnilateral formation , indicating the necessary continuing education of teachers. It is emphasized in the research findings that the consolidation of an integral human formation involves questions that pervade the institution's pedagogical organization, involving political, economic and social impasses characteristic of a class-divided society and which are challenges to be faced for the establishment of an omnilateral educational proposal as a "crossing" to an equitable society that breaks with the logic of the capitalist system.
Palavras-chave: Trabalho, Educação, Politecnia, Omnilateralidade, Escola Unitária, Ensino Médio Integrado.
Work, Education, Polytechnic, Omnilaterality, Unitary School, Integrated Secondary Education.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Garcia, Julio Cezar. O ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A CONSOLIDAÇÃO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL. 2017. 267 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3849
Data de defesa: 13-Sep-2017
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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