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Tipo do documento: Dissertação
Título: PSICOLOGIA ESCOLAR PARA QUÊ? A Formação e a Atuação do Psicólogo Escolar em Goiânia
Autor: Santana, Alba Cristhiane 
Primeiro orientador: Cupolillo, Mercedes Villa
Primeiro membro da banca: Mira, Maria Helena Novaes
Segundo membro da banca: Mendes, Francisco Dyonísio Cardoso
Resumo: A Psicologia Escolar tem sido tema de muitas pesquisas e discussões, buscando compreender a relação existente entre a Psicologia e a Educação e o papel desempenhado pelo Psicólogo Escolar. Porém, acredita-se que muitas questões sobre a identidade desse profissional ainda se apresentam confusas e contraditórias. O objetivo desse estudo foi tentar compreender algumas dessas questões relacionadas a formação e atuação do psicólogo escolar. O processo investigativo foi permeado por uma visão de homem sóciohistórica, fundamentada na perspectiva de Vygotsky, utilizando-se como metodologia a Epistemologia Qualitativa. A construção das informações foi norteada por: uma enquete no contexto educacional goianiense, uma análise da presença da Psicologia Escolar nas grades curriculares do curso de Psicologia da Universidade Católica de Goiás, entrevistas com professores desse curso, entrevistas com psicólogos escolares e um debate com um grupo de psicólogos ligados ao atual curso de especialização em psicologia escolar. A articulação dos diferentes indicadores levantados a partir desses eixos permitiu tecer algumas considerações sobre como se configura, em Goiânia, os processos de formação e atuação profissional, os quais se desenvolvem através de uma rede de relações estabelecidas entre o currículo do curso (o qual abrange as grades curriculares e a ação efetiva do corpo docente junto ao discente) e os referenciais de atuação. Os conhecimentos produzidos nesse estudo suscitaram reflexões acerca da necessidade de se repensar o processo de formação, visando à construção de um profissional com uma postura crítica e transformadora, podendo contribuir com o contexto educacional através de uma atuação significativa, alicerçada em uma fundamentação teórico-metodológica consistente. Acredita-se, portanto, que tal objetivo só poderá ser alcançado pela ação de um grupo de profissionais comprometidos com a ampliação da Psicologia Escolar e com a inserção do profissional no contexto educacional.
Abstract: The School Psychology has been theme of many researchers and discussions, looking for to understand the existent relantionship between the Psychology and the Education, and the function carried out by the school psychologist. Howewer, it is believed that a lot of subjects about this professional’s identity still come confused and contradictory. The goal of this study was try to understand some of those subjects related with a formation and professional performance. The ivestigative process was permeated by a partner-historical man vision, based in the perspective of Vygotsky, being used as Epistomologic Qualitative methodology. The construction of the information was orientated for: a survey in the Goianiense educational context, one analyse about the presence of the School Psychology in the grating curriculum of the Psychology course in the University Catholic of Goiás, interviews with the teachers of that course, interviews with the school psychologist and discussions with a group of psychologists linked with the actual school psychology specialization course. The articulation of the different lifted up indicators to leave of these axes allowed to weave some considerations on as it is configured, in Goiânia, the formation processes and professional performance, which grow through a net establisched relantionship among the curriculum of those course (which embraces the grating curriculum and the action executes close to the teachers) and references of performance. The knowledge produced is this study raised reflections concerning the need of rethinking the formation process seeking a professional’s construction with a critical posture and changed, could contribute with the educational context through a significant performance, found in a conscious theoricmethodological base. It is believed therefore that such aim will only be able to be reached by the action of a group of professionals commited with the amplification of the School Psychology and with the professional’s insert in the educational context.
Palavras-chave: Psicologia, Educação, processo de formação, profissional
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Santana, Alba Cristhiane. PSICOLOGIA ESCOLAR PARA QUÊ? A Formação e a Atuação do Psicólogo Escolar em Goiânia. 2004. 185 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3856
Data de defesa: 4-Out-2002
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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