???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3877
Tipo do documento: Dissertação
Título: DA COMPETIÇÃO À COOPERAÇÃO: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DA CRIANÇA DURANTE A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
Autor: Vilar, Priscila Oliveira da Costa 
Primeiro orientador: Cupolillo, Mercedes Villa
Primeiro membro da banca: Rey, Fernando Luis González
Segundo membro da banca: Oliveira, Vitor Marinho de
Resumo: A presente investigação teve como principal objetivo o estudo de como a formação teórico-prática do Professor de Educação Física atua como mediadora dos processos de desenvolvimento psicológico da criança durante a prática da Educação Física Escolar. Tendo como principal referência a abordagem sócio-histórica-cultural e, utilizando uma metodologia engendrada a partir dos fundamentos da Epistemologia Qualitativa, o estudo parte da análise dos próprios currículos da ESEFEGO até o confronto com a prática através da observação, participação e realização de entrevistas durante um semestre de estágio supervisionado de duas estagiárias desta instituição no ano de 1999. Dentre as considerações que puderam ser feitas ao final do trabalho, destacam-se as que se referem às mudanças que ocorriam no planejamento e relacionamento das professoras estagiárias, tanto entre si como delas com as crianças, durante o movimento das aulas e da reflexão da própria prática durante as entrevistas, apontando, alguns paradoxos entre o que era academicamente aprendido e o que na prática era reconstruído, além das repercussões destes fatores no desenvolvimento psicológico das crianças.
Abstract: The present study intends to investigate how physical educational teachers learners mediate children’s development processes during school activities. Based on historic-cultural perspective the study focuses on qualitative epistemology analysis as a methodological approach. Research starts from ESEFEGO’s curriculum investigation to the confronts within practice by the use of participant observation and interview over a semester, involving two teachers learners from that institution supervised on their practice at school in 1999. Considerations emphasize changes that occur in teachers learners’ planning during class activities and in the relationship between themselves and the children involved in activities such as their considerations on practice. Furthermore the study points to some paradoxes between academic learning and reconstruction throughout practice and repercussions of these factors within children psychological development.
Palavras-chave: desenvolvimento psicológico, Epistemologia Qualitativa, professor, criança
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Vilar, Priscila Oliveira da Costa. DA COMPETIÇÃO À COOPERAÇÃO: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DA CRIANÇA DURANTE A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.. 2001. 172 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3877
Data de defesa: 1-Jun-2001
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRISCILA OLIVEIRA DA COSTA VILAR.pdfTexto Completo568,51 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.