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Tipo do documento: Dissertação
Título: A relevância das emoções do terapeuta no atendimento clínico
Autor: Cunha, Olívia Rodrigues da 
Primeiro orientador: Vandenberghe, Luc Marcel Adhemar
Primeiro membro da banca: Resende, Ana Cristina
Segundo membro da banca: Oshiro, Claudia Kami Bastos
Resumo: A psicoterapia é voltada para as emoções do cliente, embora por se tratar de uma relação, o terapeuta também seja afetado no processo e assim, suas emoções e ações também possam alterar o andamento do tratamento. O objetivo desse estudo é explorar como o terapeuta decide usar suas emoções e como o envolvimento emocional do terapeuta pode ser benéfico ao processo psicoterápico. Foi desenvolvido um estudo com 14 terapeutas, por meio de entrevistas semiestruturadas para compreender como os terapeutas lidam com suas emoções na prática clínica. O método foi pautado na Grounded Theory Analysis. Os resultados sugerem que as emoções do terapeuta expostas em sessão têm utilidade terapêutica, auxiliam no acesso aos problemas clinicamente relevantes do cliente ou no diagnóstico, avaliação ou formulação do caso. Foi possível constatar que, as emoções do terapeuta serviram como ferramentas de intervenção para evocar, reforçar ou enfraquecer comportamentos. Serviram também como meio para que o cliente acessasse novas perspectivas, para que considerasse o outro na relação e para a tomada de consciência da própria experiência. E, finalmente, as emoções do terapeuta possibilitaram interpretações relacionais e modelos para novos comportamentos. Terapeutas que trabalharam com suas emoções na clínica, notaram mudanças em suas vidas nas esferas pessoais e profissionais. Quanto aos caminhos e suportes usados pelos terapeutas ao se exporem emocionalmente, a pesquisa verificou que os terapeutas decidiam a relevância das suas emoções se baseando no seu modelo teórico, na conceituação do caso de cada cliente e em sua sensibilidade pessoal. Afloraram nos clínicos, modos para trabalhar com suas emoções, considerando os riscos e suas dificuldades pessoais e tendo cautela, mas também agindo com coragem e acolhendo o cliente com humildade e amor.
Abstract: Psychotherapy is focused on the client's emotions, although, as it is a relationship, the therapist is also affected in the process and thus, his or her emotions and actions can also change the course of treatment. The aim of this study is to explore how the therapist decides to use his or her emotions and how the therapist's emotional involvement can be beneficial to the psychotherapy process. A study was developed with 14 therapists, through semistructured interviews, to probe how therapists work with their emotions in clinical practice. The method was based on Grounded Theory Analysis. The results suggest that the therapist's emotions exposed in session have therapeutic utility, helping to access the client's clinically relevant problems or to diagnosis, evaluate or formulate the case. They can serve as an intervention tool to evoke, reinforce or weaken behaviors. In addition to helping the client access new perspectives concerning the other in the relationship, the awareness of one's own experience, they also help the therapist offer relational interpretations and models for new behaviors. Therapists who work their emotions notice changes in their life in the personal and professional spheres. Concerning the ways and safeguards used by therapists to expose themselves emotionally the study found that the therapist decides on the relevance of his or her emotions based on his or her theoretical model, his or her conceptualization of the client's case and his or her personal sensitivity. Pathways for work with their emotions are developed by the therapist, with consideration of the risks and of their personal difficulties, balancing caution, with courage and accepting the client with humility and love.
Palavras-chave: Relacionamento Terapêutico; Emoção do Terapeuta; Grounded Theory Analysis;
Therapeutic Relationship, Therapist’s Emotions, Grounded Theory Analysis
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e da Saúde
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Cunha, Olívia Rodrigues da. A relevância das emoções do terapeuta no atendimento clínico. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3878
Data de defesa: 6-Nov-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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