Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3880
Tipo do documento: Tese
Título: O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DO SENAI -GO
Autor: Pascoal, Elias 
Primeiro orientador: Afonso, Lúcia Helena Rincón
Primeiro membro da banca: Ferreira Neto, Maria Cristina Nunes
Segundo membro da banca: Araújo, Denise Silva
Terceiro membro da banca: Suanno, Marilza Vanessa Rosa
Quarto membro da banca: Boaventura, Geisa d'Ávila Ribeiro
Resumo: Esta investigação teve como objetivo reconhecer a atividade laboral dos docentes da Educação Profissional e Tecnológica %u2013 EPT em Goiás em meio às mudanças trazidas pela atual configuração da Educação Profissional. Para este alcance, bus-cou-se conhecer e analisar o trabalho docente nas suas dimensões constitutivas, na identificação de seus atores, o que fazem e quais as condições concretas em que se efetiva sua atividade laboral, podendo, assim, subsidiar a elaboração de políticas públicas, para esta modalidade de ensino. Para tal, optou-se por investigar o trabalho dos profissionais docentes, que atuam especificamente, no ensino técnico de nível médio, nas cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia, nas unidades do SENAI, identificando esses sujeitos e as condições de exercício da prática docente. Foram considerados sujeitos da pesquisa: diretores, coordenadores/supervisores e professores. Com relação a esses sujeitos, é importante situar que a categoria trabalho docente abarca tanto os sujeitos nas suas complexas definições laborais quanto as condições em que as atividades são realizadas no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa com base no método Materialista-Histórico Dialético, em uma abordagem qualitativa e em uma concepção crítica de educação, com realização de entrevistas, aplicação de questionário e análise documental, antecedidos pela revisão da literatura produzida na área. Procurou-se realizar uma combinação e articulação de aspectos quantitativos e qualitativos da pesquisa empírica, a fim de estudar cientificamente a realidade prática, de modo articulado com as formulações teóricas de Antunes (1999; 2001; 2004; 2006), Cunha (1997), Enguita (1989), Ferreti (1994, 2000, 2004, 2007), Freitas (1998; 2011), Frigotto (1995; 1999; 2001; 2005), Kuenzer (1996; 1997; 1998; 2003, 2007, 2010) dentre outros, o que oportunizou novas alternativas de análises para as demandas atuais vivenciadas nessa modalidade de atuação no SENAI - GO. Os dados obtidos nas entrevistas aos gestores e pelos questionários aplicados aos professores comprovaram a tese do fetiche da pedagogia da competência evidenciada na visão de ensino profissional equivalente a um produto, cujo objetivo é o mercado de trabalho, em que a Educação Profissional continua posicionada a favor do sistema de produção e antagônica aos reais interesses do trabalhador, de escola identificada com ele. Nesse contexto, o trabalho docente, para além de uma ação instrumentalizadora configurada no trabalho do instrutor, deveria se constituir numa ação instrumentalizadora configurada no trabalho do instrutor, deveria se constituir numa ação instrumentalizadora configurada no trabalho do instrutor, deveria se constituir numa ação didaticamente emancipadora e de intelectualidade orgânica, utilizando uma metodologia mais dialógica, com ideais mais sociais e mais diversificada.
Abstract: This research aimed to recognize the work activity of the teachers of the Professional and Technological Education% u2013 EPT in Goiás amid the changes brought by the current configuration of Professional Education. To this end, we sought to know and analyze the teaching work in its constitutive dimensions, in the identification of its actors, what they do and what concrete conditions in which their work activity is effective, and, thus, can subsidize the elaboration of public policies for this type of education. In order to do this, it was decided to investigate the work of the teaching professionals, who work specifically in the technical education of medium level, in the cities of Goiânia and Aparecida de Goiânia, in the units of SENAI, identifying these subjects and the conditions of exercise of the teaching practice . The following subjects were considered: directors, coordinators / supervisors and teachers. With regard to these subjects, it is important to situate that the category of teaching work covers both the subjects in their complex working definitions and the conditions in which the activities are carried out in the school context. It is a research based on the Materialist-Historical Dialectic method, a qualitative approach and a critical conception of education, with interviewing, questionnaire application and documentary analysis, preceded by the literature review produced in the area. In order to study scientifically the practical reality, in a way articulated with the theoretical formulations of Antunes (1999, 2001, 2004, 2006), Cunha (1997), In this paper, we present the results of a study carried out by Frigotto (1995, 1999) and the results obtained by Ferreira (1994, 2000, 2004, 2007), Freitas (1998; , which made possible new analysis alternatives for the current demands experienced in this modality of performance in SENAI - GO. The data obtained in the interviews with the managers and the questionnaires applied to the teachers proved the pedagogy fetish thesis of the competence evidenced in the vision of professional education equivalent to a product, whose objective is the labor market, in which Professional Education remains in favor of the system of production and antagonistic to the real interests of the worker, of the school identified with him. In this context, the teaching work, in addition to an instrumentalizing action configured in the work of the instructor, should constitute an instrumentalizing action configured in the work of the instructor, should constitute an instrumentalizing action in the work of the instructor, should constitute a dyadic action emancipating and organic intellectuality, using a more dialogic methodology, with more social ideals and more diversified.
Palavras-chave: Globalização; Educação Profissional; Trabalho docente.
Globalization; Professional education; Teaching
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Pascoal, Elias. O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DO SENAI -GO. 2017. 257 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3880
Data de defesa: 31-Out-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elias pascoal 2.pdfTexto Completo13,24 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.