Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3885
Tipo do documento: Dissertação
Título: ESTUDOS DE VARIÁVEIS DE CONTEXTO EM UM EPISÓDIO VERBAL
Autor: Gomes, Ueliton dos Santos 
Primeiro orientador: Simonassi, Lorismario Ernesto
Primeiro membro da banca: Heck, Elisa Tavares Sanabio
Segundo membro da banca: Coelho, Cristiano
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar as relações entre as variáveis independentes, que neste estudo foram os contextos verbais (instrução) e não-verbais (Figura/imagem de objeto) e seu efeito na variável dependente, que foram os comportamentos que descreviam respostas referentes à OBJETOS e a AÇÃO em um episódio verbal total. Teve ainda como objetivo secundário o desenvolvimento de um software para a realização da coleta e análise de dados. Foi realizado um experimento de replicação sistemática do procedimento adotado no estudo de Simonassi e colaboradores para verificar: 1) se contextos verbais (instruções) e não verbais (objetos) exercem controle sobre respostas verbais em um episódio verbal total. Este experimento foi realizado com dez (10) participantes com idades entre 19 a 25 anos. Cada participante foi submetido a 4 condições experimentais diferentes (CONDIÇÃO 1, 2, 3 e 4) em um delineamento de sujeito como seu próprio controle. Nas CONDIÇÕES 1, 2 e 3 foi apresentada a seguinte instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ”, sendo que nas CONDIÇÕES 2 e 3 foram apresentados os seguintes estímulos não-verbais CONDIÇÃO 2: FÓSFORO e BARBANTE (Figuras/imagens) e na CONDIÇÃO 3: FÓSFORO e VELA (Figuras/imagens). E na CONDIÇÃO 4 foi apresentado a instrução ““QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. Em cada condição o participante foi solicitado a responder suas respostas por escrito. A análise foi realizada com a categorização das respostas textuais referentes a OBJETO e a AÇÃO. Verificou-se que uma frequência considerável de respostas verbais textuais que faziam referencias aos objetos relacionados (Figuras/imagens) a ações. Os resultados foram semelhantes ao do Experimento de Simonassi e Cols. Concluiu-se que tanto o contexto verbal (instrução) quanto o contexto não-verbal (objetos) quando alterados, também alteravam sistematicamente o responder dos participantes nas diversas condições experimentais.
Abstract: The goal of the present work was: to investigate the relations between the independent variables, which in this study were verbal (instructions) and non-verbal (figures and images of objects) contexts and their effects in the dependent variable, which was the descriptive behavior of OBJECTS and ACTIONS in a total verbal episode. We had also a secondary goal: the development of a software for the collect and analysis of data. An experiment was conducted as a systematic replication of the work by Simonassi, Tizo, Gomes e Alvarenga (2010) in order to verify: 1) if verbal and non-verbal contexts exert control over verbal responses in a total verbal episode. This experiment was conducted with ten (10) participants with ages varying from 19 to 25 yeas. Each participant was exposed to 4 different experimental conditions (CONDITIONS 1, 2, 3 and 4) in a singlecase design. During the CONDITIONS 1, 2 and 3 the following instructions was presented: “BURNING THIS TIP HAS BEEN”, being that in the CONDITIONS 2 and 3 the following non-verbal stimuli were presented: MATCHES and a STRING (figures and images) and in the CONDITION 3: MATCHES and a CANDLE (figures and images). In the CONDITION 4 the instruction presented was “BURN IT ON THIS TIP. CALM SIR, STILL ENDING STRUCTURING CLOTHES”. In each condition the participant was asked to write his answers. A categorization of the textual responses as referent to OBJECT or ACTION was used for analysis. We verified a considerable frequency of textual verbal responses that made reference to the related objects (figures/images) and actions. The results were similar to those found by Simonassi & Cols. We concluded that both the verbal (instruction) and non-verbal (objects) contexts, when altered, controlled changes in the participants’ responses across the experimental conditions in a systematic way.
Palavras-chave: comportamento verbal; contexto; significado; análise do comportamento
verbal behavior; context; meaning; behavior analysis
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Gomes, Ueliton dos Santos. ESTUDOS DE VARIÁVEIS DE CONTEXTO EM UM EPISÓDIO VERBAL. 2017. 71 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3885
Data de defesa: 31-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UELITON DOS SANTOS GOMES.pdfTexto Completo665,26 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.