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Tipo do documento: Dissertação
Título: Crianças de dois a quatro anos de idade: conflitos e sua resolução
Autor: Camargo, Juliana de Souza
Primeiro orientador: Mendes, Francisco Dyonísio Cardoso
Primeiro membro da banca: Carvalho, Ana Maria Almeida
Segundo membro da banca: Santee, Dwain Phillip
Resumo: Este trabalho teve o intuito de caracterizar as diferentes formas de conflito e sua resolução entre crianças de 2 a 4 anos de idade. Dados sobre o sexo e os comportamentos dos protagonistas e de terceiros envolvidos em 249 episódios de conflitos foram registrados a partir do método de todas as ocorrências. Obteve-se um maior número de conflitos iniciados por meninos (214) do que por meninas (35). Não foram encontradas diferenças de gênero em relação à categoria inicial do conflito, ao comportamento de “primeira resposta” da vítima, à forma de resolução do conflito e à freqüência de interferências da professora. Não houve dependência significativa entre o comportamento de início e a forma de resolução dos conflitos, mas sim entre o comportamento de início e a primeira resposta da vítima: agressões foram mais freqüentemente seguidas de agressões, enquanto objeções foram as respostas mais comuns para “assaltos”. Comportamentos afiliativos ocorreram entre os adversários em 42% dos episódios. Não houve dependência entre a ocorrência da afiliação e o gênero dos protagonistas. Uma análise de regressão logística direta indicou que o envolvimento de um terceiro indivíduo, e o afastamento dos adversários após o conflito, são fatores negativamente correlacionados à ocorrência de afiliação entre os protagonistas no pós-conflito.
Abstract: With this work we intended to characterize the different forms of conflict between 2 to 4 year old children, and their resolution. Data on the sex and behavior of protagonists and third parties involved in 249 episodes of conflict were registered using the all occurrences sampling method. Boys initiated a greater number of conflicts than girls (214 and 35). No gender differences were found in relation to the initial category, to the first response of the victim, to the form of resolution, and to the frequency of interferences from the teacher. The initial behavior within the conflict was not dependent with the form of resolution, but it was with the first response of the victim: aggression was more frequently followed by aggression; objection was the most common response to disputes involving objects. Affiliative behavior between protagonists occurred in 42 % of the episodes. There was no dependency between the occurrence of affiliation and the gender of protagonists. A direct logistic regression indicated that the involvement of a third party, and the separation of adversaries are negatively correlated to the occurrence of affiliation following.
Palavras-chave: Crianças
Conflitos
Gênero
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: UCG
Departamento: Departamento de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: CAMARGO, Juliana de Souza. Crianças de dois a quatro anos de idade: conflitos e sua resolução. 2001. 78 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Departamento de Psicologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2001.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3895
Data de defesa: 11-Set-2001
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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