Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPires, Débora Diva Alarcon-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7696961395868388eng
dc.contributor.advisor1Campos, Pedro Humberto Faria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4165413685802953eng
dc.contributor.referee1Carneiro, Maria Esperança Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078525746548579eng
dc.contributor.referee2Mira, Maria Helena Novaes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4714914483216794eng
dc.date.accessioned2018-02-27T18:07:13Z-
dc.date.issued2002-10-04-
dc.identifier.citationPIRES, Débora Diva Alarcon. A Representação Social da Inteligência em Familiares de Adolescentes Considerados Superdotados. 2002. 118 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Departamento de Psicologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2002.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3900-
dc.description.resumoO presente trabalho pretende conhecer a representação social da inteligência tendo como objetivo: conhecer a representação social da inteligência em familiares de adolescentes considerados superdotados participantes do Programa Aprender a Pensar. Faz-se uma relação entre superdotação e inteligência no intuito de esclarecer estes conceitos e apresentá-los de forma relacional com a representação social como um saber vivido, agido. Aborda-se também o dilema da superdotação considerando-a algo inato e aprendido, dentro de uma perspectiva psicossociológica, bem como a influência destas concepções no desenvolvimento do adolescente superdotado, com o objetivo de conhecer o conceito de representação social da inteligência para as famílias participantes. Participaram desta pesquisa 53 sujeitos, familiares dos 22 adolescentes, considerados com indicativos de superdotação, que compuseram o grupo de referência. Os resultados indicam a existência de um campo comum das representações sociais, estruturado em torno das funções psicognitivas dos familiares.eng
dc.description.abstractThe present work intends to know the social representation of the intelligence with the objective of knowing the social representation of intelligence family members of adolescents considered to be gifted Learn to Think Program. There is a relationship between giftedness and intelligence in order to clarify these concepts and present them in a relational way with the social representation as a lived, acted knowledge. The dilemma of giftedness is also considered as something inborn and learned, from a psycho-sociological perspective, as well as the influence of these conceptions on the development of the gifted adolescent, with the objective of knowing the concept of social representation of intelligence for the participating families. A total of 53 subjects, 22 family members adolescents, considered with indications of giftedness, who composed the reference group. The results indicate the existence of a common field of social representations, structured around the psycho- relatives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2018-02-27T18:07:13Z No. of bitstreams: 1 Debora Diva Alarcon Pires.pdf: 498325 bytes, checksum: b196f1aecbac2a8298cbe955c2a9cdc6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-27T18:07:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Debora Diva Alarcon Pires.pdf: 498325 bytes, checksum: b196f1aecbac2a8298cbe955c2a9cdc6 (MD5) Previous issue date: 2002-10-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/12023/Debora%20Diva%20Alarcon%20Pires.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentDepartamento de Psicologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUCGeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectsuperdotados-
dc.subjectinteligência-
dc.subjectfamília-
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAeng
dc.titleA Representação Social da Inteligência em Familiares de Adolescentes Considerados Superdotadoseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Debora Diva Alarcon Pires.pdfTexto Completo486,65 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.