Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3904
Tipo do documento: Dissertação
Título: RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: SUBJETIVIDADE E OBJETIVIDADE NA SALA DE AULA
Autor: Souza, Elizabeth Cristina Landi de Lima e 
Primeiro orientador: Resende, Anita Cristina Azevedo
Primeiro membro da banca: Sousa, Sônia Margarida Gomes
Segundo membro da banca: Morgado, Maria Aparecida
Resumo: Este trabalho objetiva compreender os mecanismos objetivos e subjetivos utilizados por professores e alunos ao se relacionarem em sala de aula. Tem como aporte teórico o conceito de transferência, que permite compreender a relação professor-aluno para além das manifestações imediatas e aparentes e considera que a escola, especificamente a sala de aula, não é apenas espaço de aquisição de conhecimento sistematizado, mas também de construção de valores, da afetividade, da racionalidade, da subjetividade, da identidade do aluno e do professor. Foram observadas duas salas de aula de 2ª série do ensino fundamental, em duas escolas particulares de classe média-alta, situadas em Goiânia. Num primeiro momento, são apresentadas as duas salas de aula, delimitando suas semelhanças e diferenças metodológicas, e discute-se o conceito de transferência como fundamento teórico necessário à compreensão da relação professor-aluno. Em seguida é apresentado o jogo de sedução vivido em função das necessidades e demandas subjetivas dos alunos e da professora. A sedução se objetiva na aprovação dada pela professora aos alunos que correspondem ao ideal traçado por ela e na adequação dos alunos a este ideal. Num terceiro momento, o trabalho analisa o uso do poder, pela professora, para desaprovar condutas inadequadas dos alunos e a manifestação da indisciplina dos alunos que se opõem ao modelo idealizado. A disciplinarização exercida pela professora objetiva controlar os alunos e apresentar-lhes normas e regras a serem seguidas, numa tentativa de moralização. Um último aspecto analisado é a relação de competição estabelecida entre os alunos, que competem para afirmar a diferença existente entre eles, também em relação à professora. Como conclusão, evidencia-se que as motivações subjetivas, inconscientes, estão presentes na relação pedagógica e constituem a subjetividade do aluno.
Abstract: This work aims to understand the objective and subjective mechanisms used by teachers and students in their relationship in the classroom. It was based on the theory of the transfer concept, which allows us to understand the relationship teacher-student aside from the immediate and apparent manifestation. It considers that the school, specifically the classroom, is not only a place for acquiring systematized knowledge, but also a place for developing student and teacher’s identities, values, affection, rationality and subjectivity. Two secondgrade classrooms, from two upper class private schools were observed. They are both located in Goiânia – Brazil. In a first moment, both two classrooms are presented, and their similarities and methodological differences are outlined. The transfer concept is then discussed as a necessary theoretical foundation for understanding the teacher-student's relationship. Soon afterwards, we present the seduction game experienced in result of the subjective needs and demands of both the teacher and the students. The seduction comes to place through the teacher’s approval to those students that correspond to the ideal drawn by her and through the students’ adaptation to this ideal. In a third moment, this work analyzes the use of power from both parties; by the teacher, to disapprove the students' inadequate conducts; and by the students, through their indiscipline, reflecting their refusal to abide by the idealized model. The disciplinary actions taken by the teacher aim to control the students and show them a set of norms and rules that needs to be followed, as an attempt to moralize. The last aspect analyzed in this work is the competition established among the students, competing to affirm the difference existent among them, and also between them and the teacher. As a conclusion, this work observes that subjective and unconscious motivations are part of the relationship between teacher-student and affect student’s subjective formation.
Palavras-chave: Valores, afetividade, racionalidade, subjetividade e identidade.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Souza, Elizabeth Cristina Landi de Lima e. RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: SUBJETIVIDADE E OBJETIVIDADE NA SALA DE AULA. 2001. 114 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3904
Data de defesa: 25-Set-2001
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elizabeth Cristina Landi de Lima e Souza.pdfTexto Completo375,29 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.