Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3906
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os "Ciclos de formação" em escolas municipais de Goiânia: da integração proposta à integração possível
Autor: Porciúncula, Zenith Pires de Moraes
Primeiro orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Resumo: O presente estudo analisa o Currículo dos “Ciclos de Formação”implantados pela Secretaria Municipal de Educação de Goiânia através do Projeto Escola para o Século XXI. O enfoque privilegia o currículo expresso pela prática docente e leva em conta três elementos: o planejamento, a metodologia e a avaliação do processo ensino aprendizagem. Nesse sentido, duas indagações orientam a pesquisa: os “Ciclos de Formação” superam a estrutura dicotômica do ensino e a fragmentação das práticas pedagógicas no interior da escola? O currículo pautado pelos princípios da integração e preconizado como inovação assegura a qualidade social da educação reclamada pelas camadas populares? Tem-se como pressuposto a relação dialética entre educação e sociedade e o currículo como cultura escolar que não constitui uma reprodução mecânica e linear do que é imposto de fora pelas reformas oficiais ou por fatores externos oriundos de uma cultura dominante. Neste entendimento, a passagem de um currículo seriado para um currículo integrado se faz por um processo didático que implica mudanças profundas na prática pedagógica das escolas, no confronto de paradigmas, teorias e concepções educacionais que não deixam de expressar interesses de vários setores da sociedade. Os “Ciclos de Formação” têm como cenário o contexto social, econômico e político nas décadas de 80 e 90 do Brasil, período em que se intensifica o debate teórico e político sobre os conteúdos da escola básica na perspectiva de democratizar o acesso e a qualidade da escola destinada às camadas populares penalizadas pelo fracasso e a evasão escolar. O construtivismo e o sócio-interacionismo, aliados à interdisciplinaridade, ganham centralidade como eixos epistemológicos da chamadas “alternativas curriculares”, entre elas, os “Ciclos de Formação”. O estudo teórico e empírico empreendido autoriza a conclusão de que as escolas da rede municipal de Goiânia, que compõem o universo desta pesquisa, fazem a travessia dialética de um currículo seriado para um currículo integrado o que implica uma prática pedagógica colegiada, não sem conflitos e contradições na passagem de um planejamento normativo para um planejamento participativo, com ênfase no ensino por projetos e na avaliação que supere a lógica classificatória. Confirma-se a premissa de que uma nova “cultura escolar” só se consolidará se assumida coletivamente pelos professores como um projeto da escola. Nesse sentido, há que se garantir aos professores condições de trabalho, salários, recursos pedagógicos e a possibilidade de formação continuada como meios de sustentação das mudanças pretendidas.
Abstract: O presente estudo analisa o Currículo dos “Ciclos de Formação”implantados pela Secretaria Municipal de Educação de Goiânia através do Projeto Escola para o Século XXI. O enfoque privilegia o currículo expresso pela prática docente e leva em conta três elementos: o planejamento, a metodologia e a avaliação do processo ensino aprendizagem. Nesse sentido, duas indagações orientam a pesquisa: os “Ciclos de Formação” superam a estrutura dicotômica do ensino e a fragmentação das práticas pedagógicas no interior da escola? O currículo pautado pelos princípios da integração e preconizado como inovação assegura a qualidade social da educação reclamada pelas camadas populares? Tem-se como pressuposto a relação dialética entre educação e sociedade e o currículo como cultura escolar que não constitui uma reprodução mecânica e linear do que é imposto de fora pelas reformas oficiais ou por fatores externos oriundos de uma cultura dominante. Neste entendimento, a passagem de um currículo seriado para um currículo integrado se faz por um processo didático que implica mudanças profundas na prática pedagógica das escolas, no confronto de paradigmas, teorias e concepções educacionais que não deixam de expressar interesses de vários setores da sociedade. Os “Ciclos de Formação” têm como cenário o contexto social, econômico e político nas décadas de 80 e 90 do Brasil, período em que se intensifica o debate teórico e político sobre os conteúdos da escola básica na perspectiva de democratizar o acesso e a qualidade da escola destinada às camadas populares penalizadas pelo fracasso e a evasão escolar. O construtivismo e o sócio-interacionismo, aliados à interdisciplinaridade, ganham centralidade como eixos epistemológicos da chamadas “alternativas curriculares”, entre elas, os “Ciclos de Formação”. O estudo teórico e empírico empreendido autoriza a conclusão de que as escolas da rede municipal de Goiânia, que compõem o universo desta pesquisa, fazem a travessia dialética de um currículo seriado para um currículo integrado o que implica uma prática pedagógica colegiada, não sem conflitos e contradições na passagem de um planejamento normativo para um planejamento participativo, com ênfase no ensino por projetos e na avaliação que supere a lógica classificatória. Confirma-se a premissa de que uma nova “cultura escolar” só se consolidará se assumida coletivamente pelos professores como um projeto da escola. Nesse sentido, há que se garantir aos professores condições de trabalho, salários, recursos pedagógicos e a possibilidade de formação continuada como meios de sustentação das mudanças pretendidas.
Palavras-chave: Currículo integrado
Integrative curriculum
Ciclos de formação
Prática docente
Cultura escolar
Formation cycles
Teacher´s practice
School culture
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: UCG
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PORCIÚNCULA, Zenith Pires de Moraes. Os "Ciclos de formação" em escolas municipais de Goiânia: da integração proposta à integração possível. 2002. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Departamento de Educação, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3906
Data de defesa: 1-Ago-2002
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Zenith Pires de Moraes Porciúncula.pdfTexto Completo984,94 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.