Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3911
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A ESTÉTICA DA DISSONÂNCIA EM FIÓDOR DOSTOIÉVSKI, OS IRMÃOS KARAMÁZOV |
Autor: | Fraga, José Donizete |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Maria Aparecida |
Primeiro membro da banca: | Sugizaki, Eduardo |
Segundo membro da banca: | Correia, Paulo Petronilio |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo o estudo da dissonância como um dos caracteres formadores da poética de Fiódor Dostoiévski, na obra corpus Os Irmãos Karamázov. Sua estruturação interna baseia-se na dialogia entre a definição estética da obra de arte literária, sua recepção e efeito estéticos e a correlação com a obra dostoievskiana. Propõe-se uma abordagem hermenêutica e fenomenológica, com amparo teórico de Edmund Husserl e coadjuvado por Maurice Merleau-Ponty, Mikel Dufrenne e Hans- Georg Gadamer. Faz-se também uma análise de sua poética à luz da recepção e do efeito estéticos, com o suporte teórico de Hans Robert Jauss e demais pesquisadores da estética da recepção, Wolfgang Iser, Hans Ulrich Gumbrecht e Karlheinz Stierle. Aborda-se o viés dissonante na composição temática da obra, na estruturação dos personagens e na economia interna da narrativa. Expõem-se vários olhares críticos sobre a obra, destacando-se Mikhail Bakhtin, Joseph Frank, Luiz Felipe Pondé e Luigi Pareyson. |
Abstract: | This dissertation aims at the study of dissonance as one of the characters forming the poetics of Fyodor Dostoevsky in the corpus The Brothers Karamazov. Its internal structure is based on the dialogue between the aesthetic definition of the literary work of art, its reception and aesthetic effect and the correlation with the Dostoevskian work. It proposes a hermeneutic and phenomenological approach, with the theoretical support of Edmund Husserl and assisted by Maurice Merleau-Ponty, Mikel Dufrenne and Hans- Georg Gadamer. An analysis of his poetics is also made in the light of aesthetic reception and effect, with the theoretical support of Hans Robert Jauss and other researchers of the reception aesthetics, Wolfgang Iser, Hans Ulrich Gumbrecht and Karlheinz Stierle. The dissonant bias is addressed in the thematic composition of the work, in the structure of the characters and in the internal economy of the narrative. There are several critical looks on the work, highlighting Mikhail Bakhtin, Joseph Frank, Luiz Felipe Pondé and Luigi Pareyson. |
Palavras-chave: | Dissonância. Estética. Dostoiévski. Recepção. Poética. Dissonance. Aesthetics. Dostoevsky. Reception. Poetic. |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras |
Citação: | Fraga, José Donizete. A ESTÉTICA DA DISSONÂNCIA EM FIÓDOR DOSTOIÉVSKI, OS IRMÃOS KARAMÁZOV. 2018. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3911 |
Data de defesa: | 20-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSÉ DONIZETE FRAGA.pdf | Texto Completo | 854,78 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.