???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3933
Tipo do documento: Dissertação
Título: ORATÓRIO MESSIAS DE GEORG FRIEDRICH HÄNDEL
Autor: Pereira, Davi Lopes 
Primeiro orientador: Reimer, Ivoni Richter
Primeiro membro da banca: Quadros, Eduardo Gusmão de
Segundo membro da banca: Meira, Júlio Cesar
Resumo: Esta dissertação apresenta uma proposta de estudo sobre o gênero oratória, tendo Händel como um dos seus compositores principais e sua prática no período Barroco na Inglaterra em especial na cidade de Londres. O objetivo desta dissertação é apresentar as circunstâncias que envolveram a composição do Oratório Messias e explicitar como essas circunstancias o influenciaram. Embasamo-nos em um intenso trabalho de pesquisa consultando diversas fontes bibliográficas e versões do oratório, cujo objetivo foi de apresentar opinião embasada em autores que são referenciais no assunto. Apresentamos de forma sucinta, as fases da vida de Händel, procurando mostrar os principais fatos e como estes o influenciaram na composição do Messias. Retratamos também de forma clara as pretensões de Charles Jennens na seleção que ele fez do texto para o Oratório. Incluímos no apêndice, a primeira parte do Messias que irá ajudar na compreensão da dissertação aqui apresentada, corroborando para a veracidade dos fatos nela apresentados. Por fim, concluímos ao final da dissertação que o Oratório Messias é o mais conhecido da humanidade, tornando sua apresentação uma tradição na época da Páscoa, Natal e outros eventos que assim o requeiram. Com isto, ele se tornou um patrimônio da humanidade para quem aprecia musica clássica.
Abstract: This dissertation presents a study proposal on the oratory genre, with Händel as one of its main composers and its practice in the Baroque period in England, especially in the city of London. The purpose of this dissertation is to present the circumstances that involved the composition of the Messiah Oratory and to explain how these circumstances influenced it. We are based in an intense research work consulting several bibliographical sources and versions of the oratory, whose objective was to present an opinion based on authors that are referential in the subject. We present succinctly the phases of Händel's life, trying to show the main facts and how they influenced him in the composition of the Messiah. We also clearly portray the pretensions of Charles Jennens in his selection of the text for the Oratory. We include in the appendix the first part of the Messiah that will help in understanding the dissertation presented here, corroborating the truth of the facts presented in it. Finally, we conclude at the end of the dissertation that the Messiah Oratory is the best known of humanity, making its presentation a tradition at Easter, Christmas and other events that so require. With this, he became a patrimony of humanity for those who enjoy classical music.
Palavras-chave: Oratório, Händel, Barroco, Messias e tradição.
Oratory, Händel, Baroque, Messiah and tradition.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Citação: Pereira, Davi Lopes. ORATÓRIO MESSIAS DE GEORG FRIEDRICH HÄNDEL. 2018. 178 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3933
Data de defesa: 29-Jan-2018
Appears in Collections:Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAVÍ LOPES PEREIRA.pdfTexto Completo8,11 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.