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Tipo do documento: Dissertação
Título: NARRATIVIDADE, METAFICÇÃO E TRANSCRIAÇÃO EM BOCA DO INFERNO, DE ANA MIRANDA
Autor: Mendes, Ana Terra Roos 
Primeiro orientador: Pinto, Divino José
Primeiro membro da banca: Machado, Lacy Guaraciaba
Segundo membro da banca: Ferreira, Elizete Albina
Resumo: Neste trabalho, tem-se como objeto de estudo, o romance, Boca do Inferno, de Ana Miranda, adotando como foco a análise interpretativa os influxos da voz narradora em sua imersão, na busca do sujeito icônico: Gregório de Matos Guerra, sua figura controversa; a singularidade de seu estilo, que conferem à sua obra poética importância ímpar para a Literatura Brasileira. Esta obra de Ana Miranda é uma construção narrativa realizada a partir de confluências e tensões, criadas por discursos vários, transitando nas fronteiras entre o universo histórico e o historial, que fazem aflorar experiências vividas e sentidas, agrupadas no vasto imaginário no qual é convertido o próprio poeta e sua obra. O discurso romanesco mirandiano será observado aqui, em sua enunciação, na reconstituição transfigurativa, em sua narratividade que atravessa as dimensões, histórica e social em sua empresa transcriativa. Pretende-se, portanto, investigar, no discurso da transcriação e transfiguração, com base nos pressupostos de teóricos como: Mikhail Bakhtin, Walter Benjamin, Roland Barthes, Homi Bhabha, Haroldo de Campos, Gérard Genette, Julio Plaza, Linda Hutcheon, além de outros, que instrumentalizam nosso discurso crítico nos três capítulos desta dissertação, sendo que no primeiro apontamos como Miranda fez emergir o sujeito narrado pelos procedimentos de sua linguagem ficcional; e no segundo, nos detemos nos meandros da metaficção historiográfica e, no terceiro, as abordagens remontam ao que foi empregado ao longo da dissertação averiguando as estratégias discursivas nas quais Ana Miranda traduz Gregório de Matos Guerra em suas dimensões múltiplas, como personagem central do seu romance.
Abstract: In this work, our search object is the novel, Boca do Inferno, by Ana Miranda, adopting as the focus the interpretative analysis the inflows of the narrator voice in its immersion, in the search of the iconic subject: Gregório de Matos Guerra, his figure controversial; the uniqueness of his style, which give his poetry unique importance to Brazilian Literature. This work by Ana Miranda is a narrative construction based on confluences and tensions, created by various discourses, transiting on the frontiers between the historical universe and the history, that bring out lived and felt experiences, grouped in the vast imaginary in which the own poet and his work. The mirandian romanesque discourse will be observed here, in its enunciation, in the transfigurative reconstitution, in its narrativity that crosses the historical and social dimensions in its transcritical enterprise. It is intended, therefore, to investigate, in the discourse of transcreation and transfiguration, based on the presuppositions of theorists such as: Mikhail Bakhtin, Walter Benjamin, Roland Barthes, Homi Bhabha, Haroldo de Campos, Gérard Genette, Julio Plaza, Linda Hutcheon, others, that instrumentalize our critical discourse in the three chapters of this dissertation, being that in the first one we pointed out how Miranda did emerge the subject narrated by the procedures of its fictional language; and in the second, we dwell on the meanderings of the historiographical metafiction and, in the third, the approaches go back to what was used throughout the dissertation, ascertaining the discursive strategies in which Ana Miranda translates Gregório de Matos Guerra in its multiple dimensions, as central character of his romance.
Palavras-chave: Narratividade. Metaficção Historiográfica. Transcriação. Transfiguração.
Narrativity. Historiographic Metafiction. Transcreation. Transfiguration.
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Citação: Mendes, Ana Terra Roos. NARRATIVIDADE, METAFICÇÃO E TRANSCRIAÇÃO EM BOCA DO INFERNO, DE ANA MIRANDA. 2018. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3946
Data de defesa: 26-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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