Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3950
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrezoto, Shirlene de Araujo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8128148104804665eng
dc.contributor.advisor1Moura, Marlene Castro Ossami de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7376067782804492eng
dc.contributor.referee1Pessoa, Jadir de Morais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7640102236711284eng
dc.contributor.referee2Laraia, Roque de Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4306455052654067eng
dc.date.accessioned2018-04-26T12:33:29Z-
dc.date.issued2007-08-01-
dc.identifier.citationPrezoto, Shirlene de Araujo. O problema é a cor: discriminação racial na escola. 2007. 159 f. Dissertação ( Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural) -- Departamento Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3950-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma reflexão sobre as relações étnico-cultural/racial no ambiente escolar de educação básica, e tem por objetivo trazer à tona a importância e a necessidade da desconstrução social do preconceito e da discriminação racial que são atribuídos à população negra. Mostra através da história brasileira, desde a colonização aos dias atuais, as ideologias sob as quais foram construídas as relações entre negros e brancos, com grandes desvantagens para os primeiros, especialmente, em sua trajetória em busca da escolarização e ascensão social. Conclui que o preconceito e a discriminação racial nas escolas se apresentam de forma sutil e disfarçada, pois no imaginário brasileiro, as relações raciais são cordiais. Nega-se a existência do preconceito e da discriminação, apesar de estudos mostrarem índices significativamente perversos para a população negra brasileira, fincando constatado o chamado “jeitinho brasileiro” de discriminar, também considerado como o “racismo à brasileira”. Por fim, procura suscitar o debate sobre as representações sociais negativas colocadas à população negra por meio de estigmas e estereótipos, abordando particularmente a questão da educação étnico-racial no espaço escolar, a partir da Lei Federal nº. 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro- Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares.eng
dc.description.abstractThis work presents a reflection about the ethnic-cultural/racial relations in the primary school environment, and has as its objective to highlight the importance and the necessity of a social deconstruction of prejudices and racial discrimination, which are attributed to the black population. It shows through Brazilian history, from its colonization to current times, the ideologies on which the relationship between blacks and whites was constructed, with great disadvantages for the first, especially, in their quest for education and social ascension. It is concluded that prejudice and racial discrimination in schools are presented in a subtle and disguised way, for in Brazilian minds, the racial relationship is cordial. The existence of prejudice and discrimination is denied, even though studies show significant malicious rates for the Brazilian black population, verifying the so called “Brazilian knack” of discrimination, also known as “racism Brazilian style”. Finally, it seeks to evoke the debate about the negative social representations imposed on the black population through stigmas and stereotypes, approaching particularly the issue of ethic-racial education in schools, under Federal Law number 10.639/2003, which establishes imperativeness in teaching Afro- Brazilian History and Culture from elementary to high school level within government and private establishments.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2018-04-26T12:33:29Z No. of bitstreams: 1 Shirlene de Araujo Prezoto.pdf: 1381524 bytes, checksum: 3edd89f036f971dc277f528754403078 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-26T12:33:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Shirlene de Araujo Prezoto.pdf: 1381524 bytes, checksum: 3edd89f036f971dc277f528754403078 (MD5) Previous issue date: 2007-08-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/12226/Shirlene%20de%20Araujo%20Prezoto.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentDepartamento Instituto Goiano de Pré-História e Antropologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUCGeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão do Patrimônio Culturaleng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectnegro e educaçãopor
dc.subjectblack and education;eng
dc.subjecteducação básica-
dc.subjectação afirmativa-
dc.subjectdiscriminação racial-
dc.subjectrelações raciais-
dc.subjectprimary education-
dc.subjectaffirmative action-
dc.subjectracial discrimination-
dc.subjectracial relations-
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAeng
dc.titleO problema é a cor: discriminação racial na escola.eng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Shirlene de Araujo Prezoto.pdfTexto Completo1,35 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.