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Tipo do documento: Dissertação
Título: A EMPRESARIZAÇÃO COMO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO RELIGIOSA NA CONTEMPORANEIDADE
Autor: Bueno, Rogeh Alves 
Primeiro orientador: Moreira, Alberto da Silva
Primeiro membro da banca: Morais, Itelvides José de
Segundo membro da banca: Passos, Paulo Rogerio Rodrigues
Resumo: A presente pesquisa aborda o processo de institucionalização das igrejas pentecostais e neopentecostais, e trata da sua nova configuração como empresarização religiosa. Através de um olhar crítico sobre a sociedade e cultura atual, foi possível examinar as transformações que alteram de forma significativa a interação e a relação entre os indivíduos. No contexto das mudanças sociais e culturais, a religião também é afetada. Para a teoria clássica de Weber, existe um processo de institucionalização da religião que percorre três fases: a experiência religiosa, a seita é por sua vez a igreja, com a presença marcante do carismático. No entanto, hoje em uma sociedade líquida, transparente e espetacularizada, envolvida pela cultura de consumo, do indivíduo e marcada pelos avanços tecnológicos e dos meios de comunicação, o campo religioso torna-se dinâmico e instável. Diferentes grupos religiosos surgem e desaparecem constantemente. Nesse mundo capitalista, que tem como valor a competição, é posto às religiões a opção de se adaptar a essa nova realidade; e para isso, as igrejas buscam recursos na gestão empresarial. As igrejas passam a fazer uso das técnicas modernas da administração, como: Planejamento, Gestão e Marketing. A hipótese orientadora dessa pesquisa diz respeito ao entendimento de que as igrejas nascem como tal e evoluem para um empreendimento religioso, ou seja, elas já nascem como igrejas e se tornam empresas que gerenciam outras empresas (Holding). Algumas igrejas neopentecostais incorporam as técnicas de administração e assumem, ao que tudo indica um novo formato, a empresarização como forma de institucionalização da religião. Para alcançar os resultados desejados, os métodos de pesquisa contemplam elementos teóricos e pesquisa de campo. As informações servem como base de sustentação do objeto de estudo. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica a partir dos registros disponíveis, foram usados no decorrer da pesquisa documentos digitais e impressos, notícias, informações contidas em sites e redes sociais, entre outros.
Abstract: The present research deals with the process of institutionalization of the Pentecostal and Neo- Pentecostal churches and deals with their new configuration as religious entrepreneurship. Through a critical look at current society and culture, it was possible to examine the transformations that significantly alter the interaction and the relationship between individuals. In the context of social and cultural changes, religion is also affected. For Weber's classical theory, there is a process of institutionalization of religion that goes through three phases: religious experience, the sect is in turn the church, with the charismatic presence. However, today in a liquid, transparent and spectacular society, surrounded by the culture of consumption, the individual and marked by technological advances and the media, the religious field becomes dynamic and unstable. Different religious groups arise and disappear constantly. In this capitalist world, which has the value of competition, religions are given the option of adapting to this new reality; and for this, churches seek resources in business management. Churches are now using modern management techniques, such as: Planning, Management and Marketing. The guiding hypothesis of this research concerns the understanding that churches are born as such and evolve into a religious enterprise, that is, they are born as churches and become companies that manage other companies (Holding). Some neo-Pentecostal churches incorporate management techniques and assume, in all probability, a new format, entrepreneurship as a form of institutionalization of religion. To achieve the desired results, the research methods include theoretical elements and field research. The information serves as a basis for sustaining the object of study. For this, in addition to the bibliographic research from the available records, digital and printed documents, news, information contained in websites and social networks, among others, were.
Palavras-chave: Institucionalização. Religião. Sociedade. Cultura. Empresarização.
Institutionalization. Religion. Society. Culture. Entrepreneurship.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
Citação: Bueno, Rogeh Alves. A EMPRESARIZAÇÃO COMO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO RELIGIOSA NA CONTEMPORANEIDADE. 2018. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3954
Data de defesa: 20-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

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