Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3970
Tipo do documento: Dissertação
Título: O MOVIMENTO HOMOLÓGICO DAS FORMAS NA CONSTRUÇÃO DA MODERNIDADE
Autor: Rodrigues, Paulo Victor Ferreira 
Primeiro orientador: Goncalves, Aguinaldo Jose
Primeiro membro da banca: Assumpção, Albertina Vicentini
Segundo membro da banca: Pereira, Danglei de Castro
Resumo: Esta pesquisa aponta para o caráter múltiplo do olhar de Baudelaire, múltiplo pois não se consolidou apenas no gênero lírico, ele se debruçou sobre o conto, o romance, a música, as Artes Plásticas, enfim, sobre tudo o que é tocante à arte, independente do gênero. Baudelaire percebeu a condição de signo que caminha no interior do trabalho artístico e iniciou, em meados do século XIX, um intenso trabalho crítico. Deste trabalho crítico surgiram traduções da obra de Edgar Allan Poe e uma atenção especial foi dada ao conto O homem da multidão no ensaio O Pintor da Vida moderna. Neste ensaio Baudelaire percorre a obra de um pintor, o Monsieur G. (Sr.G), hoje conhecido pela crítica, Constantin Guys. Além de Constantin Guys, outros dois pintores são colocados à altura de Constantin Guys e fazem parte do segundo capítulo pelo caráter transgressor de suas obras, transgressor no sentido de não seguir modelos de modo que ocorra a produção de uma obra sem alma. As obras serão abordadas com o conceito de texto artístico que Iuri Lotman (1978) conceitua no livro A estrutura do texto artístico e sob a perspectiva de Julia Kristeva (2012) no livro Introdução à semanálise. Partindo deste conceito de texto como uma estrutura de signos, a semiótica será utilizada como um modo de leitura do objeto. Uma das conclusões da pesquisa foi a multiplicidade de caminhos deixados por estes escritores e pintores, caminhos livres para que a arte se libertasse das amarras de um modo fixo de compor. A arte passou a agir por si própria, tecer em si mesma a teoria que a acompanha, e os artistas começaram a produzir trabalhos críticos por internalizarem a necessidade de serem conscientes de seu processo criativo.
Abstract: This research points to the multiple character of Baudelaire's eyes, multiple because he did not consolidate himself only in the lyrical genre, he focused on the tale, the novel, the music, the Plastic Arts, in short, on everything that is touching on art, regardless of the genus. Baudelaire perceived the condition sign wich walks in the interior of the artistic work and began, in the middle of the nineteenth century, an intense critical work. From this critical work translations of the work of Edgar Allan Poe came out and special attention was given to the tale The Man of the Crowd in the Essay The Painter of modern Life. In this essay Baudelaire traces the work of a painter, Monsieur G. (Mr.G), now known by critics, Constantin Guys. In addition to Constantin Guys, two other painters are placed on a par with Constantin Guys and are part of the second chapter because of the transgressive character of their works, transgressor in the sense of not following models so that the production of a work without a soul takes place. The works of art will be approached with the concept of artistic text wich Iuri Lotman (1978) conceptualizes in the book The structure of the artistic text and from the perspective of Julia Kristeva (2012) in the book Introdução à semanálise. Starting from this concept of text as a sign structure, semiotics will be used as a way of reading the object. One of the conclusions of the research was the multiplicity of paths left by these writers and painters, free ways for art to free itself from the bonds of a fixed way of composing. Art began to act on its own, to weave itself into the accompanying theory, and artists began to produce critical works by internalizing the need to be aware of their creative process.
Palavras-chave: Artes Plásticas; Baudelaire; Constantin Guys; Edgar Allan Poe; semiótica.
Baudelaire; Constantin Guys; Edgar Allan Poe; Plastic Arts; Semiotics.
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Citação: Rodrigues, Paulo Victor Ferreira. O MOVIMENTO HOMOLÓGICO DAS FORMAS NA CONSTRUÇÃO DA MODERNIDADE. 2018. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3970
Data de defesa: 23-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO VICTOR FERREIRA RODRIGUES.pdfTexto Completo1,57 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.