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Tipo do documento: Dissertação
Título: O MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO JURÍDICA BRASILEIRA E A REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO INTERVENTOR
Autor: Nascimento, Tarcizo Roberto do 
Primeiro orientador: Santos, Nivaldo dos
Primeiro membro da banca: Paula, Gil Cesar Costa de
Segundo membro da banca: Oliveira, Dinara de Arruda
Resumo: O presente trabalho busca compreender o marco regulatório da educação jurídica brasileira e a necessidade de criação do Interventor Pedagógico nas instituições de ensino. Durante muito tempo, o ensino jurídico no país foi restrito aos círculos mais elitizados da sociedade. Todavia, com o passar do tempo, o ensino jurídico se popularizou. O Brasil possui hoje 1.285 cursos de Direito, sendo um dos países com o maior número vagas para formação jurídica. Por essa razão, essa expansão, que muitos consideram desmedida, deve ser acompanhada pelo Ministério da Educação e pela Ordem dos Advogados do Brasil, instituição responsável por verificar e resguardar as condições de trabalho dos futuros advogados. Nesse sentido, o que se busca com esse trabalho é fornecer elementos para a reflexão acerca dos marcos do ensino jurídico no país e propor formas de desenvolvimento dessa modalidade de ensino. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica, analisando a produção teórica a respeito do tema, assim como os dados obtidos pelo MEC e pela OAB.
Abstract: This study aims to understand the regulatory framework of the Brazilian legal education and the need to create the Pedagogical Interventor in educational institutions. For a long time, the legal education in the country was restricted to the elites of society circles. However, over time, the legal education became popular. Brazil has today 1,285 law school, one of the countries with the most vacancies for legal training. For this reason, this expansion, which many consider excessive, must be accompanied by the Ministry of Education and by the Bar Association of Brazil, the institution responsible for checking and safeguard the working conditions of legal professionals. In this sense, what is sought with this work is to provide elements for reflection on the developments in the legal education in the country and propose ways of development of this type of education. The methodology consists of literature, analyzing theoretical work on the subject, as well as data obtained by the MEC and the OAB.
Palavras-chave: educação; jurídica; marco; regulatório; intervenção.
education; legal; point; regulation; intervention.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Direito e Relações Internacionais::Curso de Direito
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento
Citação: Nascimento, Tarcizo Roberto do. O MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO JURÍDICA BRASILEIRA E A REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO INTERVENTOR. 2015. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3981
Data de defesa: 1-Aug-2015
Appears in Collections:Mestrado em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento

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