Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3981
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Tarcizo Roberto do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7617729452844651eng
dc.contributor.advisor1Santos, Nivaldo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3359203015249134eng
dc.contributor.referee1Paula, Gil Cesar Costa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7082674970834458eng
dc.contributor.referee2Oliveira, Dinara de Arruda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6158208749107693eng
dc.date.accessioned2018-06-18T17:05:02Z-
dc.date.issued2015-05-15-
dc.identifier.citationNascimento, Tarcizo Roberto do. O MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO JURÍDICA BRASILEIRA E A REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO INTERVENTOR. 2015. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3981-
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender o marco regulatório da educação jurídica brasileira e a necessidade de criação do Interventor Pedagógico nas instituições de ensino. Durante muito tempo, o ensino jurídico no país foi restrito aos círculos mais elitizados da sociedade. Todavia, com o passar do tempo, o ensino jurídico se popularizou. O Brasil possui hoje 1.285 cursos de Direito, sendo um dos países com o maior número vagas para formação jurídica. Por essa razão, essa expansão, que muitos consideram desmedida, deve ser acompanhada pelo Ministério da Educação e pela Ordem dos Advogados do Brasil, instituição responsável por verificar e resguardar as condições de trabalho dos futuros advogados. Nesse sentido, o que se busca com esse trabalho é fornecer elementos para a reflexão acerca dos marcos do ensino jurídico no país e propor formas de desenvolvimento dessa modalidade de ensino. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica, analisando a produção teórica a respeito do tema, assim como os dados obtidos pelo MEC e pela OAB.eng
dc.description.abstractThis study aims to understand the regulatory framework of the Brazilian legal education and the need to create the Pedagogical Interventor in educational institutions. For a long time, the legal education in the country was restricted to the elites of society circles. However, over time, the legal education became popular. Brazil has today 1,285 law school, one of the countries with the most vacancies for legal training. For this reason, this expansion, which many consider excessive, must be accompanied by the Ministry of Education and by the Bar Association of Brazil, the institution responsible for checking and safeguard the working conditions of legal professionals. In this sense, what is sought with this work is to provide elements for reflection on the developments in the legal education in the country and propose ways of development of this type of education. The methodology consists of literature, analyzing theoretical work on the subject, as well as data obtained by the MEC and the OAB.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2018-06-18T17:05:01Z No. of bitstreams: 1 TARCIZO ROBERTO DO NASCIMENTO.pdf: 996967 bytes, checksum: 1467d3b673ae9470fb16ee1030580568 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-18T17:05:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TARCIZO ROBERTO DO NASCIMENTO.pdf: 996967 bytes, checksum: 1467d3b673ae9470fb16ee1030580568 (MD5) Previous issue date: 2015-08-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/12342/TARCIZO%20ROBERTO%20DO%20NASCIMENTO.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Direito e Relações Internacionais::Curso de Direitoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimentoeng
dc.rightsAcesso Restrito-
dc.subjecteducação; jurídica; marco; regulatório; intervenção.por
dc.subjecteducation; legal; point; regulation; intervention.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOeng
dc.titleO MARCO REGULATÓRIO DA EDUCAÇÃO JURÍDICA BRASILEIRA E A REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO INTERVENTOReng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TARCIZO ROBERTO DO NASCIMENTO.pdfTexto Completo973,6 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.