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Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas Discursivas dos Avós relacionadas à Guarda dos Netos
Autor: Barbosa, Eloise Elene Neves 
Primeiro orientador: Peres, Vannuzia Leal Andrade
Primeiro membro da banca: Torres, Jose Fernando Patino
Segundo membro da banca: Siqueira, Teresa Cristina Barbo
Resumo: A dissertação proposta é oriunda de um subprojeto vinculado ao projeto guarda-chuva– Produções Subjetivas de Famílias em Litígio pela Guarda dos Filhos: implicações para o seu desenvolvimento social. O campo da pesquisa a priori foi o projeto Justiça Educativa de Famílias, intervenção resultante do projeto acima mencionado. A pesquisadora foi se aproximando do seu objeto – as práticas discursivas dos avós relacionadas à guarda dos netos, tendo como base o Construcionismo Social e o método qualitativo desenvolvido por meio da interanimação dialógica. Nessa perspectiva, três dos cinco avós participantes da pesquisa foram selecionados durante a participação ativa da mestranda no Projeto Justiça Educativa de Famílias. Os dois outros avós participantes, foram selecionados pela pesquisadora a partir de informações do seu contexto profissional. O critério de inclusão foi a disponibilidade dos avós convidados para colaborar com a pesquisa. A visita domiciliar foi um recurso para a realização dos instrumentos propostos – redação e complementação de frases. Alguns dos resultados mais significativos da pesquisa apontam que: 1) há processos de adoecimento psíquico dos avós na complexa relação família/justiça, imbricado nas práticas discursivas dos avós em relação ao litígio dos filhos; 2) os avós acirram o litígio quando não acreditam que os filhos e ex genros/noras são capazes de educar os netos; 3) o poder parental dos avós na família em litígio dificulta aos genitores assumirem os seus papéis parentais de forma autônoma.
Abstract: The presented dissertation arises from a subproject linked to the umbrella project – Subjective Productions in Family Litigation for Custody of Children: implications for their social development. The a priori research field was the project Educative Justice of Families, resulting from the project above. The researcher has had a close relationship with its object – the grandparents discursive practices related to grandchildren guardianship, based on the Social Constructionism and the qualitative method developed through dialogical interanimation. In this respect, three out of five grandparents involved in this research were selected of the project Educative Justice of Families, with active researcher engagement. The two other attendees were selected by the researcher based on information from their professional context. The inclusion criterion was the grandparents availability invited to collaborate on research. Household visit was used as a resource for proposed instruments being achieved– writing and sentences complementation. Some of the most significant results indicate that: 1) grandparents suffer psychic illness processes because of the complex relationship family/justice, according to what is imbricated in their discursive practices on their sons' litigation; 2) grandparents stir up litigation when they do not believe that their offspring and former sons-in-law or daughters-in-law are capable of raising their grandchildren; 3) the parental force of grandparents in a litigated family obstruct parents to assume their own parental roles autonomously.
Palavras-chave: Construcionismo Social, Avós, Famílias, Litígio, Práticas Discursivas.
Social Constructionism, Grandparents, Families, Litigation, Discursive Practices.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Barbosa, Eloise Elene Neves. Práticas Discursivas dos Avós relacionadas à Guarda dos Netos. 2018. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3985
Data de defesa: 6-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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