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Tipo do documento: Dissertação
Título: A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS EM PSICOLOGIA (DE 2010 A 2015)
Autor: Carmo, Letícia Martins do 
Primeiro orientador: Sousa, Sonia Margarida Gomes
Primeiro membro da banca: Oliveira, Adélia Augusta Souto de
Segundo membro da banca: Rodrigues, Divino de Jesus da Silva
Resumo: Esta dissertação está inserida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, com subênfase em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Buscou-se apreender a violência contra crianças e adolescentes nas dissertações e teses brasileiras em Psicologia no período de 2010 a 2015. O método desta pesquisa está ancorado no materialismo histórico e dialético, nos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski. Apresentou, como objetivo geral, analisar a produção das dissertações e teses dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia no Brasil que contemplam o período supracitado. Como objetivos específicos, buscou-se analisar as contribuições das dissertações e teses para o campo epistemo-científico e também para o contexto sócio-histórico; apreender os objetos de estudo pesquisados sobre violência e, especialmente, sobre a violência contra crianças e adolescentes; descrever os dados apresentados nas pesquisas e identificar os aspectos teóricos e metodológicos que nortearam essas produções. Para tanto, optou-se pela metodologia da Metassíntese Qualitativa que permite uma análise sócio-histórica do objeto de estudo investigado. A Metassíntese é constituída de cinco fases: exploração, cruzamento, refinamento, descrição e interpretação. A pesquisa identificou as Universidades e os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia no Brasil por meio da Plataforma Sucupira (CAPES), e as dissertações e teses vinculadas aos Programas no período de 2010 a 2015 por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e/ou pelas Bibliotecas Digitais Brasileiras de Teses e Dissertações (BDTD) das Instituições. Foram localizadas: 7.269 dissertações (100%) e 2.324 teses (100%). Desse montante, por meio da leitura dos títulos identificaram-se 908 dissertações (12,5%) e 259 teses (11,1%) relacionadas à violência e, no que se refere à violência contra crianças e adolescentes, foram encontradas 432 dissertações (5,9%) e 159 teses (6,8%). Entretanto, não analisavam especificamente as crianças e os adolescentes. Após as exclusões à luz dos critérios estabelecidos chegou-se a 10 dissertações (0,1%) e 02 teses (0,1%) que ouviram diretamente crianças e adolescentes vítimas de violências. Os resultados expressam a invisibilidade da violência contra crianças e adolescentes nas pesquisas em Psicologia no período investigado. As três matrizes teóricas presentes nestes estudos foram: a psicanálise, a psicologia sócio-histórica e o cognitivismo. A maioria das pesquisas (10) utilizaram a metodologia qualitativa com procedimentos metodológicos variados. As situações de violência pesquisadas foram: sexual (7); psicológica (2) negligência (1); física (1) e todas as formas de violência (1). Constatou-se também que os significados atribuídos a violência e à violência contra a criança estão atravessados pela perspectiva epistemológica adotada pela pesquisa.
Abstract: This dissertation is inserted in the Stricto Sensu Post-Graduation Program in Psychology, with emphasis in Social Psychology of Work and Organizations, Pontifical Catholic University of Goiás (PUC Goiás). It was sought to apprehend violence against children and adolescents in Brazilian dissertations and theses in Psychology from 2010 to 2015. The method of this research is anchored in historical and dialectical materialism, in the assumptions of Socio- Historical Psychology of Vygotsky. It presented, as general objective, to analyze the production of the dissertations and theses of the Graduate Programs in Psychology in Brazil that contemplate the aforementioned period. As specific objectives, we sought to analyze the contributions of dissertations and theses to the epistemological-scientific field and also to the socio-historical context; to apprehend the researched objects of violence and, especially, violence against children and adolescents; to describe the data presented in the surveys and to identify the theoretical and methodological aspects that guided these productions. For that, we chose the methodology of Qualitative Metassynthesis that allows a socio-historical analysis of the object of study investigated. Metassynthesis consists of five phases: exploration, crossing, refinement, description and interpretation. The research identified the Universities and Stricto Sensu Postgraduate Programs in Psychology in Brazil through the Sucupira Platform, located at CAPES, and dissertations and theses linked to the Programs in the period from 2010 to 2015 through the Catalog of Thesis and Dissertations of CAPES and / or the Brazilian Digital Libraries of Theses and Dissertations (BDTD) of the Institutions. We found: 7,269 dissertations (100%) and 2,324 theses (100%). Of this amount, 908 dissertations (12.5%) and 259 theses (11.1%) related to violence were identified through the reading of the titles, and, regarding violence against children and adolescents, 432 dissertations were found ( 5.9%) and 159 theses (6.8%). However, they did not specifically analyze children and adolescents. After the exclusions in light of the established criteria, we reached 10 dissertations (0.1%) and 02 theses (0.1%) that directly heard children and adolescents victims of violence. The results express the invisibility of violence against children and adolescents in psychology research in the period investigated. The three theoretical matrices present in these studies were: psychoanalysis, socio-historical psychology and cognitivism. Most of the researches (10) used the qualitative methodology with varied methodological procedures. The situations of violence investigated were: sexual (7); psychological (2) negligence (1); physical (1) and all forms of violence (1). It was also found that the meanings attributed to violence and violence against children are crossed by the epistemological perspective adopted by the research.
Palavras-chave: Psicologia Sócio-Histórica; Metassíntese Qualitativa; Violência; Violência Contra Crianças e Adolescentes; Políticas Públicas para a Infância e Adolescência.
Socio - Historical Psychology; Qualitative Metassynthesis; Violence; Violence Against Children and Adolescents; Public Policies for Children and Adolescents.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Carmo, Letícia Martins do. A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS EM PSICOLOGIA (DE 2010 A 2015). 2018. 170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3987
Data de defesa: 9-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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