Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlvim, Tais Guedes de Melo e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6868354484060387eng
dc.contributor.advisor1Mendonça, Helenides-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3487676973485005eng
dc.contributor.referee1Gouveia, Valdiney Veloso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6960379064948678eng
dc.contributor.referee2Nalini, Lauro Eugênio Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7555089672749145eng
dc.date.accessioned2018-07-05T12:17:59Z-
dc.date.issued2018-01-30-
dc.identifier.citationAlvim, Tais Guedes de Melo e. AUTOLIDERANÇA E SUA INFLUÊNCIA NA RELAÇÃO ENTRE SUPORTE E PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA. 2018. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia - GOeng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4002-
dc.description.resumoProcrastinação consiste no adiamento de tarefas, atividades ou tomadas de decisões e atinge uma grande parcela de estudantes e trabalhadores. Observando esse contexto, esta dissertação teve como objetivo principal investigar a procrastinação acadêmica, assim como analisar de que forma o suporte do ambiente e autoliderança podem contribuir para essa compreensão. Foram realizados três estudos – dois teóricos e um empírico –, tendo como modelo teórico a teoria social cognitiva (Bandura, 1991). No primeiro artigo, foi realizada uma análise dos principais referenciais teóricos da procrastinação acadêmica, observando as variáveis antecedentes e consequentes. Após análise dos achados, observou-se que procrastinação tem sido estudada em diversas perspectivas, entretanto percebeu-se uma lacuna científica nas produções nacionais e internacionais que relacionem as variáveis relativas ao suporte do ambiente e procrastinação, evidenciando um amplo campo de investigação. O segundo artigo verificou, por meio de uma revisão sistemática da literatura, como o construto autoliderança foi estudado pela comunidade científica no período entre 2006 a 2016. Os resultados demonstraram que, apesar dos estudos terem foco em um tema comum, a forma de avaliação do construto é distinta nos estudos selecionados. Desta forma, ressaltou-se a importância do desenvolvimento de mais pesquisas com foco nesta temática, utilizando instrumentos específicos, validados em diferentes países. E, por fim, o terceiro artigo, objetivou ampliar a compreensão da relação entre suporte do ambiente e procrastinação acadêmica com a influência das estratégias de autoliderança focadas no comportamento. De acordo com os resultados, essa influência pode ser direta e indireta, quando é moldada pela autoliderança. Os achados da pesquisa sugerem que a relação entre suporte do ambiente e procrastinação acadêmica é melhor explicada através das estratégias de autoliderança focadas no comportamento. Evidencia-se que a utilização da análise de mediação se apresentou como um recurso de suma importância, visto que somente assim foi possível verificar com mais clareza de que forma as estratégias de autoliderança focadas no comportamento, na condição de variável mediadora, influenciam na direção ou intensidade da relação entre suporte do ambiente e procrastinação acadêmica.eng
dc.description.abstractProcrastination is the postponement of tasks, activities or decision-making and reaches a large portion of students and workers. Looking at this context, this dissertation had as main objective to investigate academic procrastination, as well as to analyze how the support of the environment and self-leadership can contribute to this understanding. Three studies were carried out - two theorists and one empirical one -, having as theoretical model the social cognitive theory (Bandura, 1991). In the first article, an analysis was made of the main theoretical references of academic procrastination, observing the antecedent and consequent variables. After analysis of the findings, it was observed that procrastination has been studied in several perspectives, but a scientific gap in the national and international productions that related the variables related to environmental support and procrastination, evidencing a wide field of investigation, was noticed. The second article verified, through a systematic review of the literature, how the self-leadership construct was studied by the scientific community in the period between 2006 and 2016. The results showed that although the studies focused on a common theme, construct is distinct in selected studies. In this way, it was emphasized the importance of developing more research focused on this theme, using specific instruments, validated in different countries. Finally, the third article aimed to broaden the understanding of the relationship between environmental support and academic procrastination with the influence of selfdirected strategies focused on behavior. According to the results, this influence can be direct and indirect, when it is shaped by self-leadership. The research findings suggest that the relationship between environmental support and academic procrastination is best explained through behavioral self-leadership strategies. It is evident that the use of mediation analysis was presented as a very important resource, since only then was it possible to verify with more clarity how self-directed strategies focused on behavior, as mediator variable, influence the direction or intensity of the relationship between environmental support and academic procrastination.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2018-07-05T12:17:59Z No. of bitstreams: 1 TAIS GUEDES DE MELO E ALVIM.pdf: 785191 bytes, checksum: 502ae5b90b8e7f3d1752be0cb2109994 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-05T12:17:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TAIS GUEDES DE MELO E ALVIM.pdf: 785191 bytes, checksum: 502ae5b90b8e7f3d1752be0cb2109994 (MD5) Previous issue date: 2018-01-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/12428/TAIS%20GUEDES%20DE%20MELO%20E%20ALVIM.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectsuporte do ambiente; procrastinação acadêmica; autoliderança.por
dc.subjectenvironment support; academic procrastination; self-leadership.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAeng
dc.titleAUTOLIDERANÇA E SUA INFLUÊNCIA NA RELAÇÃO ENTRE SUPORTE E PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICAeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAIS GUEDES DE MELO E ALVIM.pdfTexto Completo766,79 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.