Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4013
Tipo do documento: Dissertação
Título: AFRODESCENDENTES NA SOCIEDADE BRASILEIRA: (IN) VISIBILIDADE ENTRE AS LEIS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS (ESCOLAS MUNICIPAIS DE GOIÂNIA-2017)
Autor: Gonçalves, Rita de Cássia Rafael 
Primeiro orientador: Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante
Primeiro membro da banca: Viana, Sibeli Aparecida
Segundo membro da banca: Claro, Silene Ferreira
Resumo: As políticas de igualdade racial promovidas pelo governo com o objetivo de superação do racismo esbarram em conceitos estereotipados, vinculados às questões sociais, econômicas, culturais, alimentadas ano após ano por um discurso de igualdade e oportunidade para todos. Nesse contexto, esse estudo tem como finalidade analisara inserção da cultura afro brasileira, tendo como ponto de partida a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas do país. Espera-se que a mesma contribuía para reparar séculos de silêncio frente à contribuição de homens e mulheres deste grupo étnico na construção do país, em seus múltiplos aspectos sociais e culturais, colaborando para desconstruir o discurso de passividade por parte dos negros, frente às barbáries cometidas no passado, e enfatizar a incansável luta desse grupo por reconhecimento e valorização de sua participação na construção dessa sociedade .A pesquisa foi realizada através de leituras bibliográficas, com estudos que evidenciam a participação do negro na construção da sociedade brasileira desde sua chagada até os dias atuais;analisou-se o manual do guia de história do Edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017 para entender algumas mudanças no livro didático sobre a questão afro-brasileira. Conclui-se esse trabalho com a pesquisa de campo em algumas escolas do município, onde foi aplicado um questionário direcionado ao corpo docente e discente, setores da Secretaria Municipal de Educação e com a colaboração do Programa de Estudo e Extensão Afro-brasileira (Proafro) da PUC Goiás, buscando reflexões sobre a efetivação da lei 10.639/2003 nesse município.
Abstract: The policies of racial equality promoted by the government with the objective of overcoming racism run counter to stereotyped concepts linked to social, economic and cultural issues fed year after year by a discourse of equality and opportunity for all. In this context, this study aims to analyze the insertion of Afro-Brazilian culture, starting with Law 10.639 / 2003, which makes it compulsory to teach Afro-Brazilian History and Culture in the country's schools. It is hoped that it contributed to repair centuries of silence regarding the contribution of men and women of this ethnic group in the construction of the country, in its multiple social and cultural aspects, collaborating to deconstruct the discourse of passivity on the part of the blacks, against barbarism and to emphasize the relentless struggle of this group for recognition and appreciation of their participation in the construction of this society. The research was carried out through bibliographical readings, with studies that show the participation of the Negro in the construction of the Brazilian society from its arrival to the the manual of the history guide of the National Book of the Didactic Book Program (PNLD) of 2017 was analyzed to understand some changes in the textbook on the Afro-Brazilian question. This work was concluded with the field research in some municipal schools, where a questionnaire was applied to the faculty and students, sectors of the Municipal Education Department and with the collaboration of the Afro-Brazilian Study and Extension Program (Proafro) of PUC Goiás, seeking reflections on the implementation of law 10.639 / 2003 in this municipality.
Palavras-chave: Lei10. 639/2003. Cultura afro-brasileira. Sistema educacional. Preconceito racial. Sociedade.
Lei10. 639/2003. Afro-Brazilian culture. Educational system. Racial prejudice. Society.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Citação: Gonçalves, Rita de Cássia Rafael. AFRODESCENDENTES NA SOCIEDADE BRASILEIRA: (IN) VISIBILIDADE ENTRE AS LEIS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS (ESCOLAS MUNICIPAIS DE GOIÂNIA-2017). 2018. 142 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4013
Data de defesa: 9-Mai-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rita de Cássia Rafael Gonçalves.pdfTexto Completo1,22 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.