Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4017
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZaluski, Patrícia Regina da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3773843215432354eng
dc.contributor.advisor1Machado, Ricardo Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4103684476705320eng
dc.contributor.referee1Pasqualetto, Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4691515540448143eng
dc.contributor.referee2Magalhães, Maria de Lourdes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0125411314941268eng
dc.date.accessioned2018-08-23T14:48:51Z-
dc.date.issued2018-02-08-
dc.identifier.citationZaluski, Patrícia Regina da Silva. ANÁLISE DO TRANSPORTE INTERMODAL DA SOJA DESTINADA À EXPORTAÇÃO, CONSIDERANDO OS CUSTOS DE EMISSÕES DE CO2 NO BRASIL. 2018. 87 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Engenharia de Produção e Sistemas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4017-
dc.description.resumoA logística tradicional busca redução de custos com maior eficiência no serviço, atendendo às dimensões de desempenho velocidade, flexibilidade e custo. Quando o tema sustentabilidade é inserido à gestão logística, emergem análises sobre as emissões atmosféricas de CO2 e seus impactos em termos de custos nos modais de transporte. Nesse contexto, o objetivo central desta pesquisa foi analisar a eficiência dos arranjos modais de escoamento da soja produzida no Brasil destinada à exportação, e de emissões de CO2 para uma rede de transporte intermodal da soja de exportação no Brasil. A estimativa de emissões foi calculada com base na fórmula adaptada de relatórios da ANTT (2014a; 2014b), que seguiu metodologias apresentadas pelo IPCC e MCTI (2010). O método consiste na estimação de emissões por fator de consumo de óleo diesel, considerando a tonelagem transportada em TKU. Os resultados obtidos apresentam as melhores rotas de escoamento da soja de exportação, considerando os custos de frete e emissões de CO2. A infraestrutura logística brasileira carece de investimentos na construção de novos terminais, de modo a favorecer o uso da intermodalidade. O modo rodoviário ainda possui menores custos logísticos e detém maior oferta e disponibilidade no mercado, em contrapartida, a intermodalidade possui os melhores desempenhos em redução de emissões.eng
dc.description.abstractThe traditional logistics seeks reduction of costs with greater efficiency in the service, attending to the dimensions of performance speed, flexibility and cost. When the sustainability theme is inserted into logistics management, there are emerging analyzes of atmospheric CO2 emissions and their cost impacts on transportation modes. In this context, the main objective of this research was to analyze the efficiency of the modal arrangements of the outflow of soybeans produced in Brazil for export, and CO2 emissions for an intermodal transport network of soybeans exported in Brazil. The emission estimate was calculated based on the adapted formula of ANTT (2014a; 2014b) reports, which followed methodologies presented by the IPCC and MCTI (2010). The method consists in the estimation of emissions by consumption factor of diesel oil, considering the tonnage transported in TKU. The results obtained show the best export routes for soybeans, considering freight costs and CO2 emissions. The Brazilian logistics infrastructure needs investments in the construction of new terminals, in order to favor the use of intermodality. The road mode still has lower logistics costs and holds greater supply and availability in the market, in contrast, intermodality has the best performance in reducing emissions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2018-08-23T14:48:51Z No. of bitstreams: 1 Patrícia Regina da Silva Zaluski.pdf: 1284798 bytes, checksum: 2ae114d5a9bdb1ae65916591abc56a0d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-23T14:48:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Patrícia Regina da Silva Zaluski.pdf: 1284798 bytes, checksum: 2ae114d5a9bdb1ae65916591abc56a0d (MD5) Previous issue date: 2018-02-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/12490/Patr%c3%adcia%20Regina%20da%20Silva%20Zaluski.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Engenharia::Curso de Engenharia de Produçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Engenharia de Produção e Sistemaseng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectRede Intermodal; Transporte de Soja; Emissões de CO2.por
dc.subjectIntermodal network; Transportation of Soybeans; CO2 emissions.eng
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOeng
dc.titleANÁLISE DO TRANSPORTE INTERMODAL DA SOJA DESTINADA À EXPORTAÇÃO, CONSIDERANDO OS CUSTOS DE EMISSÕES DE CO2 NO BRASILeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patrícia Regina da Silva Zaluski.pdfTexto Completo1,25 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.