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Tipo do documento: Dissertação
Título: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: um estudo sobre a interdisciplinaridade no processo de formação teórico-prático de residentes em um hospital universitário
Autor: Filardi, Layla Fernanda Soares Nunes 
Primeiro orientador: Neves, Denise Carmen de Andrade
Primeiro membro da banca: Neves , Denise Carmen de Andrade
Segundo membro da banca: Peres, Vannuzia Leal Andrade
Terceiro membro da banca: Gonçalves, Carla Agda
Resumo: A Residência Multiprofissional em Saúde, como proposta de formação, constitui-se um espaço significativo que busca uma transformação nas áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS), evidenciando a construção de uma prática Interdisciplinar, com o potencial de contribuir para a superação de uma visão/ ação compartimentada, fragmentária e individual em saúde. Dessa forma, este estudo tem como objetivo Identificar e Analisar a Apropriação dos Residentes sobre a Interdisciplinaridade no Processo de Formação Teórico-prático da Residência Multiprofissional em saúde do Hospital das Clínicas – HC/UFG/EBESERH. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, delineada por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, tendo sido realizada em um hospital Universitário, com dezesseis integrantes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, entre os meses de junho a julho de 2016, que preencheram os critérios de inclusão. Os depoimentos foram concedidos à pesquisadora por meio de entrevistas semiestruturadas. As análises e reflexões críticas estão apoiadas no método dialético. Destaca-se que a formação interdisciplinar ainda constitui um desafio a ser alcançado em sua plenitude na formação em saúde no contexto da Residência Multiprofissional em Saúde do HC-UFG/EBSERH. Pois a simples inserção de profissionais das diferentes áreas numa equipe de saúde ou programa de residência não é suficiente para garantir seu caráter interdisciplinar.
Abstract: The Multiprofessional Residency in Health, as a training proposal, constitutes a significant space that seeks a transformation in the strategic areas for the Unified Health System (SUS), highlights the construction of an Interdisciplinary practice, with the potential to contribute to the overcoming a compartmentalized, fragmented and individual vision / action in health. Thus, this study aims to Identify and Analyze the Residents' Appropriation on Interdisciplinarity in the Theoretical-Practical Training Process of Multiprofessional Residency in Health at Hospital das Clinicas - HC / UFG / EBESERH. It is a qualitative research, delineated through bibliographical research, documentary and field research, and was carried out in a University Hospital, with sixteen members of the Multiprofessional Health Residency Program, between June and July 2016, who met the inclusion criteria. The interviews were granted to the researcher through semi-structured interviews. Critical analyzes and reflections are supported by the dialectical method. It should be emphasized that the interdisciplinary training is still a challenge to be fully achieved in health training in the context of the Multiprofessional Health Residency of HC-UFG / EBSERH. For the simple insertion of professionals from different areas into a health team or residence program is not enough to guarantee their interdisciplinary character.
Palavras-chave: Saúde. Interdisciplinaridade. Residência Multiprofissional em Saúde.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social
Citação: Filardi, Layla Fernanda Soares Nunes. RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: um estudo sobre a interdisciplinaridade no processo de formação teórico-prático de residentes em um hospital universitário. 2018. 101 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4024
Data de defesa: 4-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

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