Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Lorena Carvelo e Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0908098893867377eng
dc.contributor.advisor1Siqueira, Teresa Cristina Barbo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7957583668480004eng
dc.contributor.referee1Siqueira, Teresa Cristina Barbo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7957583668480004eng
dc.contributor.referee2Araújo, Denise Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2754806857545880eng
dc.contributor.referee3Alves, Amone Inácia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4562850692564105eng
dc.date.accessioned2018-09-26T18:25:07Z-
dc.date.issued2018-08-15-
dc.identifier.citationLima, Lorena Carvelo e Silva. EDUCAÇÃO SEXUAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE APARECIDA DE GOIÂNIA. 2018. 119 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4033-
dc.description.resumoNeste estudo, investigou-se o que está posto nas políticas educacionais referente à educação sexual nas escolas e como essa temática se apresenta nos documentos legais. Fez-se necessária uma compreensão das políticas educacionais para a educação sexual no espaço escolar, entendendo que, para um debate teoricamente consistente, a formação dos professores – inicial e continuada – é intrínseca à promoção da educação sexual, tema relevante sobretudo ao ambiente escolar. O problema de pesquisa correspondeu à questão: quais são as políticas públicas educacionais relacionadas à educação sexual escolar, e como elas são desenvolvidas em escolas da Rede Estadual de Ensino de Goiás, situadas precisamente na cidade de Aparecida de Goiânia? A presente investigação se desenvolveu a partir de pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Inicialmente, procedeu-se ao levantamento bibliográfico pelo banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o que conferiu uma visão global das pesquisas sobre educação sexual nos anos de 2012 a 2016. Empregaram-se como filtros os termos „educação sexual‟ e „políticas educacionais‟, resultando em apenas uma dissertação e duas teses que se relacionam com o presente objeto de pesquisa e que enriqueceram o diálogo. Para a realização da pesquisa empírica, elegeramse duas escolas – estaduais e urbanas –, uma na região central da cidade e a outra na região periférica. O referencial teórico adotado teve como aporte as reflexões de Saviani (2011) e de Freire (1982), que apresentam a concepção de educação de forma essencialmente emancipadora/libertadora. Já quanto aos fundamentos teóricos da Educação Sexual, contribuíram os autores: Foucault (1988), Vianna e Unberhaum (2004), Santomé (1995), Silva (2000), Figueiró (2006), Siqueira (2004), Vitiello (1994), Werebe (1998) e Nunes (1996), dentre outros estudiosos e pesquisadores que retratam a educação sexual no Brasil e no mundo. Os resultados indicaram que na Constituição Federal de 1988 (CF/1988), na LDB/1996 e no ECA a educação sexual é tratada de forma omissa, em suas entrelinhas. Contudo, no PNE 2014-2024 e no PEE 2015-2015, a sexualidade foi extirpada, segundo o interesse de grupos sociais religiosos/conservadores, impondo barreiras para que não seja oportunizado aos sujeitos escolares um conhecimento integral, a que a Lei Maior – a CF/1988 – assegura a estes o direito. Compreende-se que professores e alunos têm o direito também a um debate teoricamente consistente, que só pode ser concretizado por meio de políticas de formação dos professores, intrinsicamente ligadas à execução de um novo modelo educacional, completo e de qualidade, que não seja suscetível, portanto, aos interesses meramente políticos e/ou religiosos. Os dados da pesquisa empírica revelaram que 100% dos professores participantes entendem a educação sexual na escola a partir de uma concepção ainda higienista, uma vez que a associam à informação e conscientização acerca das DSTs e à prevenção de gravidez na adolescência. Os resultados desta pesquisa também mostraram que, dentre os que responderam à questão, uma grande parcela dos professores – 93% dos respondentes – consideraram-se despreparados para trabalhar a educação sexual de forma efetiva, pois não receberam formação específica para tal. Assim, identifica-se que, para a efetivação da educação sexual na escola, deve-se priorizar urgentemente a formação dos docentes para essa abordagem específica.eng
dc.description.abstractIn this study, we investigated what is in the educational policies regarding sex education in schools and how this theme is presented in the legal documents. An understanding of the educational policies for sex education in the school space was necessary, understanding that, for a theoretically consistent debate, teacher training - initial and continued - is intrinsic to the promotion of sex education, a theme that is relevant especially to the school environment. The research question answered the question: what are the public educational policies related to school sex education, and how are they developed in schools of the State Education Network of Goiás, located precisely in the city of Aparecida de Goiânia? The present research was developed from bibliographical, documentary and empirical research. Initially, a bibliographic survey was carried out by the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), which provided an overview of research on sex education in the years 2012 to 2016. terms 'sex education' and 'educational policies', resulting in only one dissertation and two theses that relate to the present research object and that have enriched the dialogue. For the accomplishment of the empirical research, two schools were chosen - state and urban -, one in the central region of the city and the other in the peripheral region. The theoretical framework adopted was supported by Saviani (2011) and Freire (1982), who presented the conception of education in an essentially emancipatory / liberating way. Regarding the theoretical foundations of Sexual Education, the authors contributed: Foucault (1988), Vianna and Unberhaum (2004), Santomé (1995), Silva (2000), Figueiró (2006), Siqueira (2004), Vitiello Werebe (1998) and Nunes (1996), among other scholars and researchers who portray sex education in Brazil and in the world. The results indicated that in the Federal Constitution of 1988 (CF / 1988), in LDB / 1996 and in the ECA, sex education is treated in a lack of detail between its lines. However, in PNE 2014-2024 and in PEE 2015- 2015, sexuality was eradicated in the interest of religious / conservative social groups, imposing barriers so that school subjects are not given full knowledge, to which the CF / 1988 - assures them the right. It is understood that teachers and students also have the right to a theoretically consistent debate, which can only be achieved through teacher training policies, intrinsically linked to the implementation of a new, complete and quality educational model that is not susceptible , therefore, to purely political and / or religious interests. The empirical research data revealed that 100% of participating teachers understand sex education in school from a hygienist point of view, since they associate it with information and awareness about STDs and the prevention of teenage pregnancy. The results of this research also showed that among the respondents, a large number of teachers - 93% of respondents - considered themselves unprepared to work sex education effectively, since they did not receive specific training for this purpose. Thus, it is identified that, for the implementation of sex education in school, the training of teachers for this specific approach must be prioritized.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2018-09-26T18:25:05Z No. of bitstreams: 1 LORENA CARVELO E SILVA LIMA.pdf: 1480600 bytes, checksum: a8fe64922269228f028c7e6ade9ea437 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-26T18:25:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LORENA CARVELO E SILVA LIMA.pdf: 1480600 bytes, checksum: a8fe64922269228f028c7e6ade9ea437 (MD5) Previous issue date: 2018-08-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/12556/LORENA%20CARVELO%20E%20SILVA%20LIMA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectPolíticas educacionais. Educação sexual. Formação de Professores. Espaços escolarespor
dc.subjectEducational policies. Sex education. Teacher training. School spaceseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleEDUCAÇÃO SEXUAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE APARECIDA DE GOIÂNIAeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LORENA CARVELO E SILVA LIMA.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.