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Tipo do documento: Dissertação
Título: CIÊNCIA, SENSO COMUM E PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autor: Andrade, Alexandra Karla Rodrigues 
Primeiro orientador: Lemes, Lila Maria Spadoni
Primeiro membro da banca: Lemes, Lila Maria Spadoni
Segundo membro da banca: Cavalcante, Cláudia Valente
Terceiro membro da banca: Campos, Pedro Humberto Faria
Quarto membro da banca: Pereira, Ariovaldo Lopes
Resumo: Esta dissertação investiga a relação entre Ciência, Senso Comum na construção das práticas de ensino de Língua Portuguesa para os professores. Para isso, buscamos evidenciar os conceitos de Ciência, Senso Comum e práticas na Teoria das Representações Sociais, proposta por Moscovici entre outros estudiosos. Tal suporte possibilitou compreender que os conhecimentos científicos são indispensáveis para o processo de ensino e aprendizagem dos professores, porém não se estruturam por si só. Na prática de ensino, assim como na TRS, o Senso Comum ocupa importante contribuição, pois precisa - se valorizar a experiência e a forma de atuação prática desses profissionais. Estamos pesquisando um grupo de profissionais que sabem e dominam a temática: o ensino. A forma como se apropriam dos conhecimentos científicos e relacionam com sua experiência prática faz com que tenhamos um grupo que associa diferentes campos teóricos a favor do ensino e aprendizagem dos seus alunos, muitas vezes unindo aportes teóricos com linhas de pesquisa diferentes. Para isso, a pesquisa de campo tem dois grupos de professores de Língua Portuguesa da rede pública estadual: o primeiro exploratório e construído por meio do grupo focal e o segundo sistematizado. Pensamos em três categorias de análise: ensino, como ensinar e aprender a Língua Portuguesa. Procuramos verificar as semelhanças e as diferenças das vozes entre os componentes dos grupos. Por fim, cruzamos as semelhanças de pensamento entre os dos dois grupos com o intuito de dar voz aos professores sobre suas práticas do ensino.
Abstract: This dissertation investigates the relationship between Science, Common Sense and Portuguese language teaching practices for teachers. For this, we seek to evidence the concepts of Science, Common Sense and practices in the Theory of Social Representations, proposed by Moscovici among other scholars. Such support made it possible to understand that scientific knowledge is indispensable for the teaching and learning process of teachers, but they do not structure themselves. In teaching practice, as well as in TRS, common sense plays an important role, since it is necessary to value the experience and the practical way of practicing these professionals. We are researching a group of professionals who know and dominate the theme: teaching. The way they appropriate scientific knowledge and relate to their practical experience leads us to have a group that associates different theoretical fields in favor of the teaching and learning of its students, often joining theoretical contributions with different lines of research. For this, the field research has two groups of Portuguese Language teachers of the state public network: the first exploratory and constructed through the focal group and the second systematized. We think of three categories of analysis: teaching, how to teach and learning the Portuguese language. We tried to verify the similarities and the differences of the voices between the components of the groups. Finally, we cross the similarities of thought between the two groups in order to give teachers a voice about the practice of teaching.
Palavras-chave: Ciência; Senso Comum; Práticas; Representações Sociais; Língua Portuguesa.
Science; Common Sense; Practice; Social Representations; Portuguese Language.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Andrade, Alexandra Karla Rodrigues. CIÊNCIA, SENSO COMUM E PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2018. 119 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4038
Data de defesa: 20-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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