Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4038
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Alexandra Karla Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6086195878680835eng
dc.contributor.advisor1Lemes, Lila Maria Spadoni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1490734770061584eng
dc.contributor.referee1Lemes, Lila Maria Spadoni-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1490734770061584eng
dc.contributor.referee2Cavalcante, Cláudia Valente-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694eng
dc.contributor.referee3Campos, Pedro Humberto Faria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4165413685802953eng
dc.contributor.referee4Pereira, Ariovaldo Lopes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0247640177440705eng
dc.date.accessioned2018-09-27T19:40:51Z-
dc.date.issued2018-08-20-
dc.identifier.citationAndrade, Alexandra Karla Rodrigues. CIÊNCIA, SENSO COMUM E PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2018. 119 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO .eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4038-
dc.description.resumoEsta dissertação investiga a relação entre Ciência, Senso Comum na construção das práticas de ensino de Língua Portuguesa para os professores. Para isso, buscamos evidenciar os conceitos de Ciência, Senso Comum e práticas na Teoria das Representações Sociais, proposta por Moscovici entre outros estudiosos. Tal suporte possibilitou compreender que os conhecimentos científicos são indispensáveis para o processo de ensino e aprendizagem dos professores, porém não se estruturam por si só. Na prática de ensino, assim como na TRS, o Senso Comum ocupa importante contribuição, pois precisa - se valorizar a experiência e a forma de atuação prática desses profissionais. Estamos pesquisando um grupo de profissionais que sabem e dominam a temática: o ensino. A forma como se apropriam dos conhecimentos científicos e relacionam com sua experiência prática faz com que tenhamos um grupo que associa diferentes campos teóricos a favor do ensino e aprendizagem dos seus alunos, muitas vezes unindo aportes teóricos com linhas de pesquisa diferentes. Para isso, a pesquisa de campo tem dois grupos de professores de Língua Portuguesa da rede pública estadual: o primeiro exploratório e construído por meio do grupo focal e o segundo sistematizado. Pensamos em três categorias de análise: ensino, como ensinar e aprender a Língua Portuguesa. Procuramos verificar as semelhanças e as diferenças das vozes entre os componentes dos grupos. Por fim, cruzamos as semelhanças de pensamento entre os dos dois grupos com o intuito de dar voz aos professores sobre suas práticas do ensino.eng
dc.description.abstractThis dissertation investigates the relationship between Science, Common Sense and Portuguese language teaching practices for teachers. For this, we seek to evidence the concepts of Science, Common Sense and practices in the Theory of Social Representations, proposed by Moscovici among other scholars. Such support made it possible to understand that scientific knowledge is indispensable for the teaching and learning process of teachers, but they do not structure themselves. In teaching practice, as well as in TRS, common sense plays an important role, since it is necessary to value the experience and the practical way of practicing these professionals. We are researching a group of professionals who know and dominate the theme: teaching. The way they appropriate scientific knowledge and relate to their practical experience leads us to have a group that associates different theoretical fields in favor of the teaching and learning of its students, often joining theoretical contributions with different lines of research. For this, the field research has two groups of Portuguese Language teachers of the state public network: the first exploratory and constructed through the focal group and the second systematized. We think of three categories of analysis: teaching, how to teach and learning the Portuguese language. We tried to verify the similarities and the differences of the voices between the components of the groups. Finally, we cross the similarities of thought between the two groups in order to give teachers a voice about the practice of teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2018-09-27T19:40:51Z No. of bitstreams: 1 ALEXANDRA KARLA RODRIGUES DE ANDRADE.pdf: 1174074 bytes, checksum: 7a91a1b7c4a454018a9121723bb9123e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-27T19:40:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALEXANDRA KARLA RODRIGUES DE ANDRADE.pdf: 1174074 bytes, checksum: 7a91a1b7c4a454018a9121723bb9123e (MD5) Previous issue date: 2018-08-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/12570/ALEXANDRA%20KARLA%20RODRIGUES%20DE%20ANDRADE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectCiência; Senso Comum; Práticas; Representações Sociais; Língua Portuguesa.por
dc.subjectScience; Common Sense; Practice; Social Representations; Portuguese Language.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleCIÊNCIA, SENSO COMUM E PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESAeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRA KARLA RODRIGUES DE ANDRADE.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.