Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4052
Tipo do documento: Dissertação
Título: A APROPRIAÇÃO DA TEORIA DE VIGOTSKI NO TRABALHO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA
Autor: Rezende, Andrea Jardim Portella 
Primeiro orientador: Libâneo, José Carlos
Primeiro membro da banca: Libâneo, José Carlos
Segundo membro da banca: Zanatta, Beatriz Aparecida
Terceiro membro da banca: Rosa, Sandra Valéria Limonta
Resumo: Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, investiga a incidência, na prática pedagógico-didática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de princípios teóricos e metodológicos e orientações curriculares baseados nas ideias de Vigotski, tais como indicados na Proposta pedagógica implantada em 2009 (GOIÂNIA, 2009) e em documentos de orientação pedagógica para a Rede Municipal de Ensino no período de 2009 a 2016. Buscou-se elucidar as seguintes questões: a) a possível correspondência entre os princípios e as orientações curriculares e pedagógicas da Proposta e as ideias de Vigotski sobre educação e ensino; b) as relações entre esses princípios e orientações e o trabalho docente efetivo realizado pelos professores; c) o movimento entre a formulação da Proposta, as formas de implantação e de apropriação pelos professores, incluindo os entraves e contratempos desse movimento, bem como as condições reais para a atuação dos professores e a efetivação da Proposta pedagógica. Para este trabalho, foi realizada pesquisa qualitativa envolvendo análise documental da Proposta e das orientações curriculares e também pesquisa de campo, por meio de observação de aulas e entrevistas, em duas escolas municipais de Goiânia no Ciclo I, em que se dá a alfabetização. Constatou-se, de modo geral, correspondência entre o conteúdo formal da Proposta pedagógica e os conceitos básicos de Vigotski sobre educação e ensino, ainda que a análise dos documentos sugira que alguns desses conceitos passaram por uma reinterpretação para justificar demandas específicas da Secretaria Municipal da Educação (SME), como, por exemplo, a implantação de ciclos de escolarização. Todavia, em termos de efetivação da Proposta na escola, os dados apontam que as ideias de Vigotski aparecem pouco no trabalho docente, nas situações observadas em sala de aula. Constatou-se, além disso, que as orientações curriculares para as escolas e os procedimentos pedagógicos vêm servindo muito mais para atender à finalidade de execução do currículo instrumental e de resultados imediatos (LIBÂNEO, 2014, 2016), conforme a visão de mundo de cunho funcionalista-pragmático, do que aos objetivos de ensino encontrados nas ideias de Vigotski, base de sustentação teórica da Proposta pedagógica de 2009. Ademais, chama a atenção a necessidade de haver mais investimentos por parte da SME em ações de formação continuada e de assegurar melhores condições de atuação profissional dos seus professores, se for projeto da Secretaria dar continuidade à Proposta pedagógica fundamentada na teoria histórico-cultural.
Abstract: This study, related to the research field of Education Theories and Pedagogical Processes, examines the incidence of theoretical and methodological principles and of curriculum guidelines based on Vigotski‟s body of work on the pedagogical practice of teachers working in the early years of elementary education. Such an examination focused on the Pedagogical Plan implemented in Goiânia, Brazil, in 2009 (GOIÂNIA, 2009) and on pedagogical guidelines drafted for the Municipal Education Network from 2009 to 2016. It aims to shed light on the following issues: a) possible correspondence between the Plan‟s principles and curriculum and pedagogical guidelines and Vigotskian notions concerning education and teaching; b) relations between such principles and guidelines and teachers‟ effective teaching practices; c) the movement from the drafting of the Plan towards its forms of implementation and appropriation by teachers – including obstacles and setbacks –, as well as the actual conditions for teaching practice and for the Plan‟s effective implementation. This study involved qualitative research, which included analysis of the Plan and of curriculum guidelines, and field research through classroom observation and interviews conducted at two of Goiânia‟s municipal schools that work with Cycle 1, i.e. the literacy level.Results show a general correspondence between the Plan‟s formal content and Vigotski‟s basic notions of education and teaching, even though the documentary analysis suggests that some of these notions have been reinterpreted to justify specific demands of the Municipal Education Department (Secretaria Municipal da Educação – SME), such as implementation of school cycles. As regards the Plan‟s effective enactment in schools, however, the collected data from classroom observations show that Vigotski‟s ideas are seldom referred to in teachers‟ work. Furthermore, curriculum guidelines and pedagogical procedures have been more often used to fulfil the objective of implementing the proposed Plan and of obtaining immediate results (LIBÂNEO, 2014, 2016), in accordance with a functionalistpragmatic worldview,than to meet the educational goals outlined by the Vigotskian conceptswhich comprise the theoretical framework of the 2009 Plan. Lastly, results indicate the need for the SME to further invest in continuing education initiatives and better working conditions for teachers, in case it intends to continue pursuing a pedagogical plan grounded on the culturalhistorical theory.
Palavras-chave: Pensamento de Vigotski; Propostas pedagógicas e curriculares; Prática pedagógica de professores
Vygotskian thought; Pedagogical and curriculum plans; Teachers‟ pedagogical practice
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Rezende, Andrea Jardim Portella. A APROPRIAÇÃO DA TEORIA DE VIGOTSKI NO TRABALHO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA. 2018. 213 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4052
Data de defesa: 30-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREA JARDIM PORTELLA REZENDE.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.