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Tipo do documento: Dissertação
Título: AS CONDIÇÕES DE OFERTAS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
Autor: Silva, Flávia Cristiane Pires e Silva 
Primeiro orientador: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
Primeiro membro da banca: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
Segundo membro da banca: Reis, João Eduardo
Terceiro membro da banca: Carvalho, Maria Goretti Quintiliano
Resumo: Este trabalho apresenta como tema, “As condições de oferta do curso de licenciatura em Física: O caso do Instituto Federal de Goiás’’. Possui como objetivo, investigar alguns aspectos relevantes para a formação do professor de física, como a articulação entre a parte epistemológica e a parte didática, evasão e repetência. O trabalho foi desenvolvido mediante a pesquisa qualitativa, utilizada para coletar dados concretos sobre o tema estudado, para analisar e concluir metodologicamente o objeto de estudo. A pesquisa visou obter dados concretos sobre o curso e sobre a sua fundação, se ocorreu a procura de mercado, quantas turmas já formaram, quantos alunos entram por semestre e quantos concluem o curso, se existe a evasão e como é trabalhada essa evasão e repetência? Qual o objetivo do curso para a formação de professores ou pesquisadores? Voltado para bacharel ou licenciatura? O intuito da pesquisa foi conhecer as reais condições de oferta do curso, avaliar as articulações entre ensino superior em física, tecnologias, metodologias de ensino, formação de docentes e laboratórios do curso. Para o desenvolvimento deste trabalho, priorizou-se a pesquisa documental em campo, com base em entrevista semiestruturada com o coordenador do curso de física do IFG; além disto, foram produzidas pesquisas bibliográficas, utilizando-se de livros, revistas, internet e documentos institucionais. Esta pesquisa tem como sua principal referência teórica-pedagógica, a perspectiva histórico-cultural e com principal autor: Libâneo (2013). O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário fechado, composto por questões que indagavam sobre as reais condições da oferta do curso. O resultado da pesquisa, detectou que o alto índice de evasão e repetência é devido a vários fatores, especificamente às concepções equivocadas do docentes do curso de física; entre esses motivos, a investigação concluiu que, a articulação entre a parte epistemológica do conhecimento de física e da didática, não acontece no interior do curso, durante a formação do professor de física, o que irá refletir de forma circundante e enfática na monografia de final de curso. A pesquisa revelou que em todas as monografias de final de curso, nenhuma delas tratam de temas ligados ao ensino aprendizagem de física, mas sim a conhecimentos específicos de física.
Abstract: This work presents as the theme "The conditions of offer of the undergraduate course in physics: The case of the Federal Institute of Goiás" and aims to study the conditions of offers of the course of physics. It will be developed by qualitative research, being used to collect concrete data on the subject studied, to analyze and conclude methodologically the object of study. The research aims to obtain concrete data on the course, about when the course was founded, if there was market demand, how many classes have formed, how many students enter by semester and how many conclude the course to evasion and how is worked this evasion and repetition. What is the purpose of the course for training teachers or researchers? Back to bachelor or bachelor degree? Finally, the purpose of this research and to know the actual conditions of the course offered, to evaluate the joints between higher education in physics, technologies, teaching methodologies, teacher training, course laboratories. For the development of this work, we prioritized the Documentary Research in template base In semi interview -structured with the coordinator of the course of physics of the IFG, but also were made bibliographical research, using books, magazines, internet and institutional documents. This research has as its main theoretical-pedagogical reference the historical-cultural perspective and has as main author: Libâneo (2013). The research tool used was a closed questionnaire composed of questions that inquired about the actual conditions of the course offer. The result of the survey detected that the high rate of evasion and repetition due to several factors, more specific the misconceptions of the teachers of the course of physics.
Palavras-chave: Formação; Evasão; Educação; Física.
Training; Evasion; Education; Physics.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Silva, Flávia Cristiane Pires e Silva. AS CONDIÇÕES DE OFERTAS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM FÍSICA: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS. 2018. 99 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4054
Data de defesa: 6-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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