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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4060
Tipo do documento: Dissertação
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS EM IPORÁ/GO: A PERCEPÇÃO DAS MULHERES E O IMPACTO EM SUAS VIDAS GOIÂNIA-GO 2018
Autor: Tavares, Jéssica Nayara Silva Leite 
Primeiro orientador: Afonso, Lúcia Helena Rincón
Primeiro membro da banca: Afonso, Lucia Helena Rincon
Segundo membro da banca: Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
Terceiro membro da banca: Barcelos, Simone de Magalhães Vieira
Resumo: Este estudo – intitulado “Políticas Públicas para a Formação de Professores/as e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Universidade Estadual de Goiás em Iporá/GO: a percepção das mulheres e o impacto em suas vidas” – desenvolveu-se pela linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Tem como objetivo estudar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em execução (2014-2018) na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Iporá, investigando que lugar ele ocupa na realidade das mulheres acadêmicas, que buscam ali sua formação profissional. Na pesquisa, considerando a importância que o PIBID tem na transformação da realidade educacional, ao incentivar e viabilizar a formação inicial de professores para regiões do interior de nosso país, e considerando, ainda, que as mulheres constituem a demanda maior no PIBID em Iporá, buscou-se responder: Quem são essas mulheres, e que entendimento e avaliação fazem da profissão docente e da formação que recebem e como o Programa intervém em suas vidas? O estudo adotou como aporte teórico os estudos de Brzezinski (2008, 2011, 2014), Canan; Freitas (2007), Imbernon (2000), Moraes, Pacheco e Evangelista (2003), Nóvoa (1997, 2009), Tardif e Raymond (2000), dentre outros, que ofereceram fundamentação quanto à Formação de Professores e ao PIBID; e autores, dentre os quais Louro (1997), Catani et al (2003), Costa e Bruschini (1992), Scott (1995), Saffioti (1979), Apple (1998) e Assunção (1996), que subsidiaram as discussões sobre Gênero, Mulher e Profissão Professora. Para iniciar a abordagem do tema, aplicaram-se como descritores que orientaram o levantamento bibliográfico os termos: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência; Formação de Professores; Profissão Docente; Gênero; e Mulheres. Optou-se, também, por realizar uma pesquisa empírica. A pesquisa na Universidade Estadual de Goiás, Campus Iporá, contou com 21 participantes, sendo elas: Cinco Coordenadoras de Área (uma de cada curso/subprojeto – Ciências Biológicas, História, Geografia, Letras e Matemática) e dezesseis mulheres bolsistas do PIBID. Para coleta de dados, empregou-se a aplicação de questionários. Para a análise dos dados, adotou-se a análise de conteúdo, dentro da perspectiva Materialista Histórica Dialética. Fez parte ainda dos procedimentos de coleta de dados a análise dos projetos do PIBID e demais documentos legais que envolvem a Instituição e o Programa. As análises têm abordagem qualitativa, uma vez que as principais variantes envolvidas são “as vozes” dos sujeitos e os projetos e documentos institucionais sobre a execução do PIBID. Assim, pelo estudo realizado, foi possível identificar que, embora apresente alguns desacertos, o Programa tem contribuído de forma positiva na vida das bolsistas participantes da pesquisa.
Abstract: This study - entitled "Public Policies for Teacher Training and the Institutional Program of Scholarships for Teaching at the State University of Goiás in Iporá/GO: the perception of women and the impact on their lives" - was developed by research line State, Educational Policies and Institutions, of the Stricto Sensu Postgraduate Program in Education of the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC/GO). The objective of this study is to study the Institutional Program of Initiatives for Teaching (PIBID) in execution (2014-2018) at the State University of Goiás (UEG), Campus Iporá, investigating what place it occupies in the reality of academic women, who seek there their professional qualification. Considering the importance of the PIBID in the transformation of the educational reality, by encouraging and enabling the initial training of teachers for regions of the interior of our country, and considering that women constitute the greatest demand in PIBID in Iporá, we sought to answer: Who are these women, and what understanding and evaluation do they make of the teaching profession and the training they receive and how does the Program intervene in their lives? The study adopted as a theoretical contribution the studies of Brzezinski (2008, 2011, 2014), Canan; (1995), Tardif and Raymond (2000), among others, who provided a foundation for Teacher Training and PIBID; (1998), and Cooper (1996), who have contributed to the discussion of the literature on the subject, and the authors, such as Louro (1997), Catani et al (2003), Costa and Bruschini (1992), Scott (1995), Saffioti (1979), Apple (1998) and Asuncion (1996), who subsidized the discussions on Gender, Woman and Profession Teacher. In order to begin to approach the theme, the following terms were used as descriptors that guided the bibliographic survey: Institutional Program of Initiation Scholarships; Teacher training; Profession Teacher; Genre; and Women. It was also decided to carry out an empirical research. The research at the State University of Goiás, Campus Iporá, counted on 21 participants, being: Five Area Coordinators (one from each course / subproject - Biological Sciences, History, Geography, Literature and Mathematics) and sixteen female PIBID scholarship holders. For data collection, the application of questionnaires was used. For the analysis of the data, the content analysis was adopted, within the Materialist Historical Dialectic perspective. Also included in the data collection procedures were the analysis of the PIBID projects and other legal documents that involve the Institution and the Program. The analyzes have a qualitative approach, since the main variants involved are the "voices" of the subjects and the projects and institutional documents about the implementation of PIBID. Thus, through the study, it was possible to identify that, although there are some misconceptions, the Program has contributed in a positive way in the life of the scholars participating in the research.
Palavras-chave: Formação de Professores. PIBID. Gênero. Mulheres
Teacher training. PIBID. Genre. Women
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Tavares, Jéssica Nayara Silva Leite. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS EM IPORÁ/GO: A PERCEPÇÃO DAS MULHERES E O IMPACTO EM SUAS VIDAS GOIÂNIA-GO 2018. 2018. 169 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-Go .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4060
Data de defesa: 31-Aug-2018
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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