Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4066
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Ibrahim Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6114730969713157eng
dc.contributor.advisor1Menezes, Antônio da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4141970817482471eng
dc.contributor.referee1Menezes, Antônio da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4141970817482471eng
dc.contributor.referee2Brzezinski, Iria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6603959142820263eng
dc.contributor.referee3Ferreira, Adriano de Melo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4392870298594804eng
dc.date.accessioned2018-11-06T20:35:52Z-
dc.date.issued2018-08-28-
dc.identifier.citationAlves, Ibrahim Martins. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA SURDOS NO CONTEXTO SOCIOPOLÍTICO ATUAL: UM ESTUDO DE CASO EM GOIÁS. 2018. 144 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4066-
dc.description.resumoEsta dissertação vincula-se à linha de Pesquisa “Estado, Políticas e Instituições Educacionais”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, e ao Grupo de Pesquisa “Políticas Educacionais e Gestão Escolar”. Tem-se como problema de pesquisa a formação de professores para surdos em uma instituição educacional conveniada com o estado de Goiás. Este estudo objetivou investigar, principalmente, o instituinte e o instituído estabelecido entre as políticas públicas do País e do estado de Goiás e a formação desses professores, inseridos na instituição educacional especial conveniada nessa mesma unidade federativa. Seus objetivos específicos foram a análise de documentos da instituição pesquisada, a análise do perfil formativo dos docentes, a investigação dos mecanismos de inserção desse professor no ensino de surdos, o ambiente de trabalho e o nível de satisfação desses docentes com a educação dos sujeitos surdos. A construção investigativa embasou-se no estudo bibliográfico, tendo como referência Borges (2013), Brzezinski (1987) e Mazzotta (2011), dentre outros de igual relevância. De cunho qualitativo, se tratou de um estudo de caso, tendo sido utilizados instrumentos como entrevistas semiestruturadas e questionários direcionados aos docentes da instituição educacional pesquisada. O percurso metodológico foi amparado em vários autores que abordam o tema, tais como André (2013), Chizzotti (2014) e Galvão (2010). A análise dos dados apontou que, embora consideráveis mudanças tenham ocorrido nas últimas décadas, principalmente após a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, e o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, ainda há muito o que avançar para que de fato a formação docente acompanhe os preceitos legais instituídos. Percebe-se que a complexidade da questão vai além das dificuldades de cumprimento do que recomenda a legislação vigente, atribuídas a questões de recursos tanto financeiros quanto humanos. Verifica-se também a necessidade de alinhamento da formação do professor para surdos com a legislação vigente para que de fato o estado de Goiás dê “igualdade de condições de acesso e permanência na escola” para todos (BRASIL, 1988).eng
dc.description.abstractThis dissertation is associated with the research line "State, Educational Policies and Institutions", from the Post-Graduation Program in Education of the Pontifical Catholic University of Goiás, and with the Research Group "Educational Policies and School Management". The research problem was the training of teachers for the deaf in an educational institution with the state of Goiás. The research aims, mainly, at investigating the dichotomy established between the Country and the state of Goiás public policies and at analyzing teacher training in the institutional context of a special school in this same federative unit. The specific objectives are the evaluation of the institution documents, the analysis of teachers’ educational profile, the investigation of these teachers’ mechanisms of inclusion in the education of the deaf, the work environment and these teachers’ level of satisfaction with the education of the deaf individuals. The investigative construction was based on a bibliographical study, having Borges (2013), Brzezinski (1987), and Mazzotta (2011) as reference among others of equal relevance. The research consisted of a qualitative case study which made use of instruments such as semi-structured interviews and questionnaires addressed to the teachers of the researched educational institution. The methodological course was supported by several authors who approach the theme, such as André (2013), Chizzotti (2014), and Galvão (2010). Data subsequent analysis indicated that, although considerable changes have occurred in the last decades, mainly after Law No. 10,436, of April 24, 2002, and Decree No. 5,626, dated December 22, 2005, there is still much to be done so that teacher training truly follows the established legal precepts. In the final considerations, we discuss the need to align teacher training for the deaf with current legislation so that the state of Goiás can provide "equality of access and permanence in the school" for all (BRAZIL, 1988).eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2018-11-06T20:35:52Z No. of bitstreams: 1 IBRAHIM MARTINS ALVES.pdf: 1528851 bytes, checksum: fd46421b1d5f1b45dfb040516e13cab5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-06T20:35:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IBRAHIM MARTINS ALVES.pdf: 1528851 bytes, checksum: fd46421b1d5f1b45dfb040516e13cab5 (MD5) Previous issue date: 2018-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/12689/IBRAHIM%20MARTINS%20ALVES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação Especial. Educação de surdos. Formação de professores. Inclusão.por
dc.subjectSpecial Education. Inclusion. Teacher training. Education of the deaf.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleFORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA SURDOS NO CONTEXTO SOCIOPOLÍTICO ATUAL: UM ESTUDO DE CASO EM GOIÁSeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IBRAHIM MARTINS ALVES.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.